Aeroporto de Palmas completa 16 anos nesta quinta-feira

Imagem: Divulgação / Infraero.

Inaugurado pela Infraero em homenagem ao 13º aniversário do estado do Tocantins (TO) em 2001, o Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, localizado em Palmas, completa nesta quinta-feira (5/10) 16 anos de operações.




Para comemorar a data, passageiros que desembarcarem na capital tocantinense durante toda a quinta-feira poderão degustar os famosos peixes da região. A ação é uma parceria da Infraero com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Localizado a 23 km do centro da cidade, o aeroporto recebe, em média, 2.180 usuários por dia. Passageiros encontram um terminal moderno, com 16 balcões de check-in, lojas de conveniências e de vendas e reserva de passagens, espaço cultural, agência dos Correios, cinco caixas eletrônicos, serviço de táxi 24h e ônibus coletivo durante os horários de transporte da cidade. Além disso, o terminal conta com 257 vagas no estacionamento de veículos e praça de alimentação com restaurante, lanchonete, cafeteria e casa de chocolates.

Atualmente, quatro empresas aéreas operam no terminal: Latam, Azul, Gol e Passaredo – ligando Palmas a Araguaína (TO), Brasília (DF), Campinas (SP), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

Imagem: Divulgação / Infraero.

Com capacidade para receber até 2,1 milhões de passageiros por ano, em 2016 foram registrados mais de 617 mil usuários, entre embarques e desembarques. Até agosto, foram 8.325 voos, que transportaram 429.116 passageiros, um aumento de mais de 10 mil pessoas em relação ao mesmo período do ano passado.

O terminal de Palmas também conta com ferramentas avançadas de acessibilidade: para o embarque e desembarque de passageiros nas aeronaves, o aeroporto conta com o sistema ELO, uma solução de acessibilidade especial para aqueles com deficiência e ou com mobilidade reduzida. A estrutura é integrada por conectores que interligam, ao nível do solo, as salas de embarque e desembarque às aeronaves, possibilitando que as pessoas transitem por esse trajeto com segurança, pois ao final de cada passarela estão presentes uma escada e um elevador. O Aeroporto de Palmas foi o primeiro terminal no Brasil a contar com esse sistema.

O nome do aeroporto – Brigadeiro Lysias Rodrigues – é uma homenagem ao desbravador da região, pioneiro na aviação, responsável pela fundação do primeiro aeroporto do estado, o Porto Nacional.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da Infraero.
 

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.