Aeroporto de Porto Alegre conclui infraestrutura de seu novo Terminal de Cargas

O novo TECA do aeroporto de Porto Alegre – Imagem: Fraport Brasil

Nesta quinta-feira, 1º de julho, a infraestrutura do novo Terminal de Cargas Internacional (TECA) do Porto Alegre Airport foi finalizada, segundo informa sua concessionária Fraport Brasil.

Iniciadas em 1º de junho de 2020 e executadas pela construtora A.Yoshii, as obras do novo complexo de 10.559 m² compreenderam fundação, infraestrutura, superestrutura, cobertura e instalações hidrossanitárias e elétricas.

Os próximos passos, antes do início das operações no novo complexo, incluem ações sob responsabilidade da Fraport Brasil, como: instalação de infraestrutura de TI, montagem de mobiliário, de câmaras frigoríficas, de porta-paletes, de balanças, de equipamentos de raio-X, e o processo de alfandegamento do Terminal junto à Receita Federal.

Também serão organizados testes de usabilidade do local e elaborado o processo de mudança. A expectativa é que a nova estrutura entre em funcionamento no terceiro trimestre de 2021.

Localizado na Severo Dullius, nº 800, o TECA possui um amplo espaço, possibilitando maior verticalização de produtos, com ganhos de capacidade de armazenamento e tempo de processamento de cargas. O empreendimento tem novas áreas administrativas e espaços modernos, projetados para proporcionar um atendimento ainda mais eficiente.

As instalações contam, também, com novas docas, sendo nove para atividades de importação e outras oito dedicadas à exportação, permitindo, assim, mais operações e otimização da logística de mercadorias, equipamentos e veículos.

Próximo ao estacionamento de 6.000 m², também foi preparada uma área exclusiva para espera de caminhões (10 vagas) e uma via de serviço com acesso restrito, que liga o novo Terminal de Cargas ao pátio de aeronaves.

“Mesmo não sendo parte das obrigações do nosso contrato de concessão com a Agência Nacional de Aviação Civil e apesar dos obstáculos impostos pela pandemia, conseguimos entregar a infraestrutura necessária para alavancar a logística no Rio Grande do Sul”, destaca Andreea Pal, presidente da Fraport Brasil.    

O projeto utilizou mais de 400 toneladas de aço, 6.000 m³ de concreto e demandou mais de 245 mil horas de trabalho de diversas disciplinas e especialidades.

“Observamos um incremento na movimentação de cargas em 2021 e estamos certos de que a nova estrutura possibilitará um aumento ainda maior ao agregar velocidade, eficiência e segurança aos processos”, afirma Sabine Trenk, diretora de operações e comercial da Fraport Brasil.

Com investimento de R$ 50 milhões, a Fraport Brasil – Porto Alegre, administradora do Terminal, realiza agora a preparação do complexo para receber as operações.

Informações da Fraport Brasil

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias