Aeroporto de Salvador inicia hoje obras em sua pista principal

A pista principal (10/28) do Aeroporto de Salvador entra em obras de requalificação a partir desta quarta-feira, 12 de setembro. O objetivo é a melhoria da infraestrutura e aumento da segurança e conforto das operações.

Aeroporto de Salvador
Aeroporto de Salvador – Imagem: Infraero




As intervenções fazem parte das exigências do Contrato de Concessão do Aeroporto de Salvador. A conclusão dos serviços na pista principal está prevista para o mês de outubro de 2019.

A 10/28 já opera de acordo com as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A requalificação atribuirá mais eficiência e segurança às operações, dentro dos padrões internacionais, e aumentará a vida útil da pista, reduzindo assim a necessidade de serviços de manutenção corretiva e seus impactos.

Etapas

As obras foram divididas em três etapas, com o objetivo de causar menor impacto às atividades do Aeroporto. Nas duas primeiras fases, pousos e decolagens ocorrerão normalmente. Não será necessário fazer o fechamento total da pista, apenas parcial.

A primeira etapa das intervenções começa nesta quarta-feira (12), tem duração de quatro meses e deve ser concluída em janeiro de 2019. Esta fase contempla recapeamento, melhorias no acostamento e na sinalização horizontal, ajustes na faixa de pista e implantação da área de segurança de fim de pista (RESA).

Esta fase inicial prioriza os 900 metros finais da pista e está sendo executada durante o período diurno, das 7h30 às 17h30. Desta forma, os voos internacionais não serão afetados por conta da intervenção, uma vez que operações com aeronaves de grande porte acontecem geralmente no período noturno, momento em que a 10/28 estará com sua extensão totalmente disponível.

Haverá intervenção também na taxiway A, uma das pistas destinadas à movimentação das aeronaves, paralela à área de pousos e decolagens.

Outras etapas

A segunda fase das intervenções físicas será do mês de janeiro até abril de 2019, concentrada nos 900 metros iniciais da pista principal. A terceira fase, por sua vez, será entre os meses de maio a agosto do mesmo ano e concentrará as atividades na parte central da pista.

As companhias aéreas que operam no Aeroporto foram comunicadas antecipadamente a respeito das intervenções, a fim de mitigar possíveis impactos aos passageiros.

Manutenção

Adicionalmente às obras previstas no Contrato de Concessão, ainda no mês de setembro, nos dias 25, 26, 27 e 29, serão realizados serviços de manutenção programada na pista principal.

Serão feitos serviços de remoção de borracha e recuperação asfáltica, manutenção do sistema de balizamento e revitalização da sinalização horizontal. Estes serviços acontecem entre 2h e 6h da manhã, momento em que a pista 10/28 estará fechada para as operações.




Sobre as obras

As mudanças fazem parte do cronograma de obras previsto no Contrato de Concessão do Aeroporto em que a VINCI Airports assumiu a gestão das operações no terminal. As obras estão divididas em duas fases (1B e 1C), nos próximos quatro anos. A primeira foi iniciada em abril de 2018 e tem previsão de conclusão em outubro de 2019. A segunda tem conclusão prevista para outubro de 2021.

Esta primeira fase envolve ampliação e modernização do terminal de passageiros existente, mudanças no embarque e desembarque, modernização de banheiros e fraldários, melhorias na sinalização, instalação de novos sistemas de ar condicionado e ventilação, adequação na infraestrutura na área das aeronaves, entre outras melhorias.

Aeroporto de Salvador estreia nova configuração de check-in

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da VINCI Airports.
 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de