Aeroporto de Santarém (PA) receberá novas obras na pista de pousos e decolagens

Foto: Google Maps

O aeroporto de Santarém (PA) passará por mais uma rodada de obras em sua pista de pousos e decolagens no final do mês de maio. Entre o final do ano passado e o começo desse ano, o aeroporto Maestro Wilson Fonseca já havia tido entregues uma parte das melhorias, que consistiu na recuperação das cabeceiras. Agora, a ideia é realizar uma obra no pavimento flexível da área de giro da pista 10.

Segundo define o RBAC 154, a área de giro é um espaço definido, adjacente a uma pista de pouso e decolagem, com o propósito de permitir a uma aeronave completar uma curva de 180° sobre a pista. Uma área de giro de pista de pouso e decolagem deve ser provida nas cabeceiras que não são servidas por uma pista de táxi, ou não dispõem de uma área de giro de pista de táxi para facilitar uma curva e alinhamento das aeronaves na cabeceira.

As obras nas cabeceiras ajudarão o aeroporto a ficar com uma estrutura cada vez mais alinhada às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil. As novas obras durarão uma semana, entre 24 e 29 de maio, na parte da manhã e apenas em momentos em que não há previsão de chegada de voos. Um NOTAM será emitido.

Com capacidade para atender até 1,8 milhão de passageiros por ano, o Aeroporto de Santarém funciona 24 horas por dia e recebe as operações das empresas aéreas Azul e sua subsidiária Azul Conecta, Gol e Latam.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias