Início Empresas Aéreas Aeroporto de Teresina recebe pela primeira vez um avião para 220 passageiros

Aeroporto de Teresina recebe pela primeira vez um avião para 220 passageiros

O Aeroporto de Teresina, no Piauí, recebeu na madrugada desta terça-feira, 2 de dezembro, o voo de estreia de uma aeronave narrowbody para 220 passageiros. A chegada do A321neo contou com saudação de jatos de água dos Bombeiros e celebração por parte da Infraero, que administra o terminal.

Veja o vídeo abaixo, de Vianey Moura, compartilhado no perfil da Infraero no LinkedIN (espere carregar).

Segundo os dados do FlightRadar24, o voo AD-4214 foi realizado com a aeronave matriculada PR-YJA da Azul Linhas Aéreas. A rota regular passa então a ser operada pelo A321, sendo que em alguns dias poderá receber o A320 ou o Embraer E195.

O jato A321 da Azul tem capacidade para 214 passageiros e porta a cabine ACF (Airbus Cabin Flex) da Airbus, a qual tem galleys (cozinhas dos comissários) e banheiros rearranjados no leiaute interno para dar mais espaço para poltronas, permitindo uma configuração mais flexível. A Azul optou por uma configuração menos densa.

Uma curiosidade é que, em comparação aos A321ceo e aos primeiros A321neo, a configuração ACF troca uma porta de emergência por duas. Assim, com mais saídas, a aeronave pode levar um máximo de 240 passageiros ao invés dos 220 da geração anterior, isso mantendo a mesma fuselagem.

Para as empresas que optarem por uma densidade maior, as fileiras das portas de emergência contam com seis assentos (3-3) ao invés dos atuais quatro (2-2) da posição. Isso dá um ganho de 8 assentos no total, somado aos 12 assentos a mais das duas novas fileiras geradas pela mudança nos banheiros e galley, totalizando 20 assentos extras.