Aeroporto de Viracopos anuncia novidade em suas operações de exportação de carga

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 747-400F Kalitta Air Descarregando Carga

O Terminal de Carga do Aeroporto Internacional de Viracopos anuncia novidade em suas operações de carga: passou a oferecer um novo serviço aos exportadores que precisam manter a carga em áreas de temperatura controlada, atendendo empresas que enviam para fora do país produtos perecíveis, medicamentos e insumos para a indústria farmacêutica e química, entre outros.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos disponibilizará o Serviço de Permanência de Carga em área de Temperatura Controlada para Exportação, garantindo o armazenamento da carga em câmara fria específica, com temperatura controlada e reconhecida internacionalmente pela IATA (International Air Transport Association), por meio da Certificação CEIV-Pharma.

Agora, o Terminal de Carga de Viracopos disponibiliza para a exportação 11 câmaras frias com diferentes faixas de temperatura, além da antecâmara. Cada câmara fria tem capacidade para armazenar até 420 paletes, dependendo da faixa de temperatura e tipo de mercadoria.

A ação agrega mais um serviço para ampliar a qualidade dos produtos dos exportadores brasileiros aos seus clientes no mercado internacional. Por ser certificado com a ISO 9001/2015 e CEIV Pharma, Viracopos segue rígidos controles de qualidade, principalmente para produtos do segmento da linha saúde e para os demais que necessitam de controles precisos de temperatura, assim proporcionando muita segurança para a cadeia logística, com agilidade e segurança em todo o processo.

A implantação do novo serviço teve colaboração fundamental da Alfândega da Receita Federal de Viracopos. “A busca de uma relação de parceria com o setor privado, em prol da competitividade do Brasil no comércio internacional e da melhoria do ambiente de negócios, é parte importante de nossa missão”, disse o chefe da Alfândega da Receita Federal de Viracopos, Fabiano Coelho.

Segundo levantamento recente da Alfândega de Viracopos, o aeroporto se consolidou como o número um na exportação (segunda maior quantidade nacional de despachos, considerando todos os modais), em 2020, além de concentrar a maior quantidade de empresas exportadoras dentre todas as Aduanas do Brasil, independente do modal de transporte.

Viracopos Câmara Temperatura Controla Exportação
Imagem: Aeroportos Brasil Viracopos

A concessionária ressalta que é necessária a solicitação do serviço com antecedência mínima de 24 horas ao e-mail exportacao@viracopos.com, informando o MAWB/HAWB, quantidade de volumes, peso, temperatura, data de chegada e data de previsão de embarque. O valor do serviço está publicado na Tabela de Preços Específicos no site de Viracopos: http://www.viracopos.com/pt_br/carga/

3º Melhor TECA do Mundo na Categoria

No início deste ano, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (90 km de São Paulo) foi eleito o 3º Melhor Aeroporto de Carga do Mundo (na categoria de até 400 mil toneladas/ano) na Air Cargo Excellence Awards 2020, premiação realizada pela Air Cargo World, que é a principal publicação do setor de carga mundial.

A premiação é baseada na Pesquisa de Excelência em Carga Aérea, criada em 2005 pela Air Cargo World. Os prêmios são entregues anualmente às companhias aéreas e aeroportos de carga que alcançam as pontuações mais altas na pesquisa com base em vários fatores de desempenho.

O TECA (Terminal de Carga) tem figurado nos últimos anos no pódio da premiação. Em 2014, o Air Cargo Excellence Awards já havia premiado Viracopos como o segundo melhor da América Latina, além de ter reconhecido o terminal como o Melhor Aeroporto da América Latina no quesito Operação de Carga.

Em 2015, Viracopos ficou com o título de Melhor Aeroporto de Carga da América Latina e, em 2016, ganhou como segundo Melhor Aeroporto de Carga do Mundo. Já em 2018, o TECA obteve a premiação máxima, sendo eleito o Melhor Aeroporto de Carga do Mundo na categoria até 400 mil toneladas/ano.


CEIV Pharma

O Aeroporto Internacional de Viracopos conquistou em 2019 um certificado internacional que credenciou o terminal a se tornar um dos principais aeroportos da América Latina a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica. 

Viracopos obteve a certificação global CEIV Pharma (Center of Excellence for Independent Validators in Pharmaceutical Logistics), emitida pela IATA, que tem por objetivo auxiliar as organizações e toda a cadeia de fornecimento de carga aérea a atingir a excelência na logística de produtos farmacêuticos. 

Com este certificado, Viracopos passou a ser reconhecido como operador global de cargas de produtos farmacêuticos, sendo acreditado internacionalmente como parte integrante de uma cadeia segura, evidenciando a reconhecida qualidade e confiabilidade de seus serviços para as empresas do ramo farmacêutico e favorecendo o crescimento de novos negócios neste setor para o aeroporto e, principalmente, para o Brasil.

Informações oficiais da Aeroportos Brasil Viracopos

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave