Início Aeroportos Aeroporto de Viracopos promove 6º Simpósio de Segurança Operacional; assista online

Aeroporto de Viracopos promove 6º Simpósio de Segurança Operacional; assista online

Pátio do Aeroporto de Viracopos

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), promove nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro o “6º Simpósio de Segurança Operacional de Viracopos”. Em virtude da pandemia, como nos moldes do ano anterior, o evento será 100% online e gratuito, transmitido pelo canal do YouTube de Viracopos, como você verá a seguir.

O objetivo do evento é promover a segurança operacional, por meio da troca de experiências e informações com os órgãos e organizações da aviação civil, em busca da redução e manutenção dos riscos às operações, em um nível aceitável.

O evento será realizado pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, sob a coordenação da Gerência de Segurança Operacional e da Diretoria de Operações de Viracopos.

Nesse Simpósio estão programadas palestras em três painéis, para debate sobre os temas de grande interesse, relacionados à segurança operacional na aviação.

Confira a programação:

Dia 29.09

No primeiro dia do Simpósio de Segurança Operacional será apresentado o tema “Global Reporting Format (GRF)” e terá participação de 04 palestrantes, cada um abordando o assunto sobre os aspectos de sua atividade. São eles:

– Ten. Ana Lucia Bezerra Cordeiro, Adjunta da Seção de Tráfego Aéreo e da Seção de Doutrina Operacional da Subdivisão de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do CRCEA-SE;

– Guilherme Lançoni, Coordenador de Tráfego (Airside) da INFRAERO;

– Lázaro Neves, especialista em Regulação da Aviação Civil na ANAC; e

– Marcio Targino, Gerente de Operações Aeroportuárias do RIOGaleão.

Para mediar este fórum, heverá a participação de Matheus William Medeiros de Araújo, da ANAC, que compõe a Coordenação de Vigilância Continuada de Aeroportos Certificados.

Dia 30.09 

O segundo dia do Simpósio de Segurança Operacional de Viracopos será sobre o tema “Perigos Externos para Aviação” e contará com os seguintes palestrantes:

– Eduardo Neger, que atua na área de engenharia de radiofrequência com enfoque em sistemas de detecção e proteção contra drones hostis;

– Jorge Figueiredo Junior, Delegado de Polícia Civil da Bahia e atualmente à frente da Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária da PC/BA;

– Major Daniel Barbosa Amâncio, Chefe da Assessoria Internacional do CENIPA; e

– Rubens Rafael Schaefer, Piloto e Gerente de Risco Operacional da Azul Linhas Aéreas.

Este segundo dia de evento será mediado por Rodrigo Florio Moser, Especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC, e atualmente Assessor da Diretoria da ANAC.

Dia 01/10

O terceiro e último dia do Simpósio terá como tema “Operação de solo – Aprendizados e Oportunidades durante a Pandemia” e contará com a presença dos palestrantes:

– Alan Advícula Veras, Diretor de Operações da Fraport Brasil no Aeroporto Internacional de Fortaleza;

– Antonio Dibai Leão, Gerente Sênior de Aeroportos da Azul Linhas Aéreas; e

– Rubens Pereira Leitão Filho, CEO da WFS Orbital.

Para mediar este último dia de evento, novamente haverá a presença de Rodrigo Florio Moser, Assessor da Diretoria da ANAC.

Serão sorteados prêmios no final de cada evento para os participantes.

Informações da Aeroportos Brasil Viracopos

Sair da versão mobile