Início Aeroportos Aeroporto de Viracopos solta rojões buscando resolver problema para as decolagens

Aeroporto de Viracopos solta rojões buscando resolver problema para as decolagens

Cena do vídeo que você assiste abaixo

Vídeos registrados na manhã desta terça-feira, 20 de julho, nas proximidades do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), mostram o momento em que um funcionário da concessionária que administra o local solta rojões buscando resolver o problema da presença de aves no caminho das decolagens das aeronaves.

Como se nota nas gravações acima, publicadas pelo canal “Juupraduu VCP” e “Golf Oscar Romeo” no YouTube, havia na manhã de hoje muitos urubus na região da cabeceira 33 de Viracopos, criando um elevado risco de colisão com as aves, o chamado “bird strike”.

Inicialmente um Embraer 195-E2 da Azul Linhas Aéreas é visto decolando em meio aos animais. Então, após a passagem da aeronave, um funcionário do aeroporto acende os rojões, na tentativa de dispersar as aves com o ruído das explosões.

Logo depois, um Embraer EMB-110 Bandeirante é filmado decolando, agora já com menos urubus na trajetória de decolagem. Segundo a descrição do vídeo, na sequência as aves foram se dissipando.

Impactos com aves raramente levam a consequências graves para o voo, mas podem gerar transtornos à operação, como uma necessidade de retorno ao aeroporto por conta, por exemplo, de algum dano ou a uma falha de motor em caso de ingestão de um animal de porte relevante.

Assim sendo, aeroportos sempre buscam conscientizar a população para que evitem criar situações que atraiam aves aos arredores, como a instalação de aterros sanitários ou o descarte de lixo orgânico em locais inadequados ao ar livre.

Veja a seguir alguns casos de impactos com aves, registrados recentemente no próprio Aeroporto de Viracopos, mas que não resultaram em problemas por terem ocorrido com animais de pequeno porte:

Sair da versão mobile