Aeroporto de Vitória começa a testar passageiros contra Covid, mas adesão é voluntária

Através de uma coletiva de imprensa online ontem a tarde, 14 de junho, o governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou o início da testagem em passageiros que desembarcarem no Aeroporto de Vitória.

Aeroporto Vitória Terminal
Aeroporto de Vitória / Imagem: ASeB Aeroportos do Sudeste do Brasil

O secretário Nésio Fernandes, juntamente com o subsecretário de Vigilância de Saúde, Luiz Carlos Reblin anunciaram o início da testagem por teste de antígenos e RT-PC já na próxima quinta-feira, dia 17 de junho.

Reblin destaca que o elemento chave para o enfrentamento da redução da transmissão da COVID-19, tem sido as testagens feitas desde o início da pandemia no estado do Espiríto Santo e que agora chegam ao aeroporto.

Os testes RT-PCR serão realizados em passageiros que desembarcarem de voos provenientes de outros estados e que estiveram em outros países recentemente. O subsecretário destaca que o teste será realizado tanto em brasileiros que estiverem chegando ao aeroporto, quando em estrangeiros que podem ser fontes de infecções de novas variantes da COVID-19.

“Nosso olhar é para isso, tanto na circulação das pessoas da grande Vitória, quanto para entrada de pessoas de outros países, monitorar e observar se tem a introdução de alguma variante que pode ser um ponto de crescimento dos casos”, comenta o subsecretário.

Ele também destaca a articulação e cooperação com as companhias aéreas, a Zurich Airport Brasil, que administra o Aeroporto de Vitória, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem o papel primário no controle de entrada dos passageiros.

O secretário Nésio Fernandes comenta que a ação de testagem de passageiros se dará por um período de 90 dias e, após esse intervalo, será avaliado o prosseguimento ou cancelamento do modelo de testagem no desembarque.

O atendimento nos postos de testagem do aeroporto será por demanda espontânea, para passageiros que queiram ser testados voluntariamente.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias