Aeroporto de Dubai enfrenta sua primeira queda anual de movimento

O Aeroporto Internacional do Dubai, o mais movimentado do mundo em número de viajantes internacionais, registrou 86,4 milhões de passageiros em 2019, caindo 3,1% em relação ao ano anterior e registrando sua primeira queda anual no tráfego.

Aeroporto Dubai Vista Aérea
Aeroporto de Dubai

Segundo a Reuters, o Chefe Executivo do aeroporto Paul Griffiths disse que os fatores por trás da queda incluem um fechamento temporário da pista para obras, o colapso da companhia aérea indiana Jet Airways e o aterramento mundial do Boeing 737 MAX. Estima-se que Dubai perdeu um potencial de 3,2 milhões de passageiros como consequência dos fatores.

O emirado é um destino popular para companhias aéreas indianas como a Jet Airways, enquanto a flydubai, com sede no aeroporto, é um dos principais clientes do 737 MAX.

Mas a coisa já vinha mal

Mas o tráfego de passageiros também já havia decepcionado em 2018, quando era esperado um retorno a um patamar de crescimento de dois dígitos, mas, em vez disso, foi de apenas 1%, seu ritmo mais lento em 15 anos.

Tanto que a construção do novo e gigante aeroporto de Dubai, que será o maior do mundo, foi paralisada no ano passado.

Novo Aeroporto Dubai World Central
O projeto do novo aeroporto Dubai World Central

Os pousos e decolagens de aeronaves caíram 8,6% para 373.261 em 2019, enquanto o número médio de passageiros por voo aumentou 5,8%, para 239 pessoas a bordo de cada avião.

O tráfego de passageiros ainda aumentou 1,3% no quarto trimestre do ano passado, para 21,9 milhões, com o aeroporto lidando com, em média, 7,2 milhões de pessoas em cada mês ao longo do ano.

2020 não começa bem

Para 2020, o tráfego de passageiros no primeiro trimestre já deve começar mal no Aeroporto Internacional de Dubai, provavelmente afetado pelo surto de coronavírus na China, que levou a restrições de viagens e suspensão de voos de e para a maior economia do mundo.

Os Emirados Árabes Unidos, dos quais Dubai faz parte, suspendem todos os voos de passageiros de e para a China continental, exceto Pequim, a partir dessa quarta-feira, 5 de fevereiro.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias