Aeroporto filma o 1º Airbus A380 a partir após 22 pousos dos gigantes

O A380 decolando, em cena de um dos 2 vídeos que você assiste nesta matéria

Ainda não é possível dizer que se trata da ótima notícia de um Airbus A380 da British Airways voltando às operações comerciais. Porém, a decolagem filmada nesta semana ao menos já significa uma importante mudança de cenário após cerca de 1 ano e meio de movimentos contrários a este.

Na data de ontem, 9 de setembro, ocorreu a primeira saída de um Airbus A380 do Aeroporto de Teruel, na Espanha, local que, desde o início da crise gerada pela pandemia na aviação, apenas via chegadas de mais e mais exemplares do gigante avião de dois andares.

Conforme a descrição do vídeo acima, do próprio aeroporto, foram 22 jatos do modelo que pousaram desde abril de 2020 na pista espanhola até a primeira partida nesta semana. O local é conhecido pela estocagem de aviões por conta de seu clima seco favorável à preservação dos equipamentos.

O avião em questão é o registrado sob a matrícula G-XLEA, da British Airways, que decolou no final da manhã da quinta-feira para um voo de pouco mais de duas horas até o Aeroporto Internacional London-Heathrow, a principal base da companhia aérea, em Londres, na Inglaterra.

O A380 da British, no voo de ontem – Imagem: RadarBox

Este avião havia sido enviado a Teruel em 20 de novembro do ano passado, portanto, passou quase 10 meses em estocagem de longo prazo. Com isso, foram extensos os trabalhos de manutenção de retorno à condição de voo para o translado até Londres.

O A380 também foi registrado em vídeo quando passava sobre Londres na aproximação para o pouso em Hathrow:

Apesar da “volta para casa”, no entanto, tudo que se sabe até o momento é que a British o levou para sua base com objetivo de submetê-lo a uma manutenção, sem confirmação se ele ficará à disposição para alguma perspectiva breve de utilização comercial ou se depois voltará para Teruel.

Porém, o movimento ao menos reforça as ações da companhia aérea inglesa na direção de continuar usando ao menos alguns de seus grandes Airbus A380 em um futuro próximo, conforme a retomada da demanda internacional de passageiros:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

GOL conclui refinanciamento de R$1,2 bilhão em dívida de curto prazo

0
A GOL Linhas Aéreas anuncia hoje que finalizou o previamente informado refinanciamento de sua dívida bancária de curto prazo.