Aeroporto de Hong Kong estreia cabines de desinfecção de pessoas e robôs autônomos

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

A Hong Kong Airport Authority (AA) anunciou ontem, 26 de abril, que está aplicando as mais recentes tecnologias de desinfecção, incluindo cabines de desinfecção, revestimento antimicrobiano e robôs de limpeza autônomos, no Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKIA) para proteger passageiros e funcionários da infecção de COVID -19.

Cabine Desinfecção Pessoas Aeroporto Hong Kong
Cabine de desinfecção – Imagem: Airport Authority Hong Kong

O HKIA é o primeiro aeroporto do mundo onde o “CLeanTech”, uma instalação de canal de desinfecção de corpo inteiro, é testado em operação prática.

As pessoas que usam a instalação terão uma verificação de temperatura antes de entrar em um canal fechado para os procedimentos de desinfecção e sanitarização de 40 segundos.

A superfície interna do canal é equipada com revestimento antimicrobiano que pode matar remotamente vírus e bactérias em corpos e roupas humanos, usando as tecnologias de fotocatalisador e “nano agulhas”. Spray desinfetante também é aplicado para desinfecção instantânea.

O canal é mantido sob pressão negativa que suga constantemente o ar para dentro, para evitar a contaminação cruzada entre o ambiente externo e interno. Atualmente, a instalação é designada para uso por funcionários que participam de tarefas de saúde pública e quarentena no aeroporto em relação aos passageiros que chegam.

Cabine Desinfecção Pessoas Aeroporto Hong Kong
Cabine de desinfecção – Imagem: Airport Authority Hong Kong

Enquanto isso, o AA está realizando um teste piloto de aplicação de revestimento antimicrobiano em todas as instalações de passageiros.

Um revestimento invisível para destruir germes, bactérias e vírus é aplicado a superfícies de alto toque no terminal, incluindo alças e assentos dos Transportes Autônomos de Pessoas e ônibus de passageiros, quiosques inteligentes de check-in e balcões de check-in, banheiros, área de estar no terminal, carrinhos de bagagem, botões de elevador, entre outros.

Após a conclusão do teste em maio, o AA considerará implementá-lo como uma medida de desinfecção a longo prazo.

Também estão sendo implantados robôs de limpeza autônomos para garantir a desinfecção completa de áreas públicas e instalações de passageiros na HKIA.

Robô autônomo de desinfecção – Imagem: Airport Authority Hong Kong

O robô de esterilização inteligente, equipado com esterilizador ultravioleta e esterilizador a ar, é implantado 24 horas por dia em banheiros públicos e nas principais áreas operacionais do edifício do terminal. O robô pode se movimentar de forma autônoma e esterilizar até 99,99% das bactérias próximas, cobrindo em apenas 10 minutos, ao mesmo tempo, o ar e as superfícies dos objetos.

Informações oficiais da Airport Authority Hong Kong

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias