Aeroporto vende compensação de carbono aos passageiros; no que isso resulta?

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Aeroporto LAX Los Angeles International Airport
Aeroporto de Los Angeles – Imagem: D Ramey Logan / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A Los Angeles World Airports (LAWA), que administra dois aeroportos na famosa cidade californiana, anunciou que, como parte de sua agenda audaciosa para reduzir as emissões de carbono do aeroporto e promover operações sustentáveis ​​em geral, disponibiliza aos viajantes do Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX) a possibilidade de ajudarem a compensar as emissões de carbono de seus voos comprando diretamente compensações através do programa O Bom Viajante (The Good Traveler).

O Good Traveller permite que os passageiros paguem para compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE, ou GHG – greenhouse gas) produzidos pelas aeronaves. Por exemplo, as emissões de carbono do voo de ida e volta de uma única pessoa de Los Angeles para Nova York podem ser compensadas por cerca de $ 12 dólares, economizando cerca de 2.000 libras (907 kg) de CO2 da atmosfera.

“A LAWA continua liderando o caminho para a sustentabilidade de aeroportos, com metas ambiciosas que definirão os padrões globais”, disse Samantha Bricker, diretora de sustentabilidade e gestão de receitas da LAWA. “Ao trabalhar com o programa The Good Traveller, a LAWA está oferecendo uma maneira fácil e direta para seus viajantes participarem da luta contra as mudanças climáticas, compensando voluntariamente as emissões de carbono de seus voos.”

Para comprar compensações antes ou depois de uma viagem, o passageiro visita o site thegoodtraveler.org. O site inclui uma calculadora simples onde o viajante insere sua origem e destino, quantos passageiros estão voando e outras informações, como se observa na imagem a seguir.

Imagem: The Good Traveler

No que resulta comprar compensação de carbono?

Segundo a LAWA, uma compensação de carbono é uma iniciativa projetada para neutralizar o impacto das emissões existentes de GEE por meio da construção de soluções sustentáveis ​​que capturam ou impedem que os gases sejam emitidos na atmosfera da Terra.

O Good Traveller financia projetos que reduzem as emissões de carbono de várias maneiras, incluindo o plantio sustentável de árvores para capturar carbono ou o investimento na produção de energia eólica limpa e com emissão zero.

Desde sua fundação, o programa ajudou aeroportos e viajantes a reduzir mais de 86.000 toneladas métricas de carbono, o equivalente a voar mais de 550 milhões de milhas sem carbono. Desde o lançamento de teste do The Good Traveller em LAX em fevereiro de 2020, os passageiros compensaram aproximadamente 95 toneladas métricas de emissões.

A LAWA declara que está comprometida em “mover-se corajosamente para zero”, o que significa que tanto o LAX quanto o Aeroporto Van Nuys alcançarão resultado líquido zero nas seguintes áreas até o ano 2045: nenhuma água potável consumida para usos não potáveis, zero emissões de carbono das operações da LAWA e zero desperdício. A LAWA também está comprometida com o uso de eletricidade 100% renovável até 2045.

Informações da LAWA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias