Aeroporto de Ponta Grossa contrata Infraero para serviços na pista de pousos

A Infraero firmou contrato com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PR) para a execução de serviços especializados de medição de atrito e de macrotextura na pista de pousos e decolagens do Aeroporto Comandante Antônio Amilton Beraldo.

As atividades serão executadas em até 30 dias e vão ocorrer fora do horário de movimento do aeroporto, para minimizar possíveis impactos nas operações.

Os serviços de medição de atrito e de macrotextura são necessários para a verificação do nível de aderência dos pneus das aeronaves ao pavimento, conforme determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para oferecer segurança às operações no aeroporto.

O superintendente de Negócios da Infraero, Francisco Nunes, comemora a parceria entre a Prefeitura e a Infraero. “É gratificante auxiliar a Prefeitura de Ponta Grossa na manutenção do aeroporto. Além disso, essa atividade reforça a nossa atuação como prestadora de serviços aeroportuários, criando ainda mais valor para os clientes e contribuindo com o desenvolvimento da aviação”, ressaltou.   

A Infraero também oferece serviços como consultorias, atividades de engenharia, meio ambiente, planejamento aeroportuário, manutenção aeroportuária, tecnologia da informação, gestão e operação de aeroportos. A empresa conta ainda com treinamentos, tais como formação e aperfeiçoamento de bombeiros de aeródromos, gestão aeroportuária, fiscalização de pátio, entre outros.

Aeroporto de Ponta Grossa

Aeroporto Ponta Grossa PR
Imagem: Ministério da Infraestrutura

Mais conhecido como Aeroporto Sant’Ana, o terminal aeroportuário de Ponta Grossa é administrado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP).

Inaugurado em 1949, foi o primeiro aeroporto regional do Brasil a receber a Certificação Operacional Definitiva da ANAC, concedida em 2018. De acordo com o Plano Aeroviário Nacional, o aeroporto tem potencial para processar, anualmente, mais de 200 mil passageiros.

De acordo com anúncio do Ministério da Infraestrutura (MInfra) no final de novembro, a Prefeitura de Ponta Grossa foi autorizada a conduzir licitação para a contratação dos projetos e execução de obras de construção de nova taxiway, reforma e ampliação do pátio de aeronaves, estacionamento de veículos, cerca operacional e terminal de passageiros com mais de 2 mil metros quadrados.

O investimento é estimado em R$ 35,3 milhões, com recursos federais do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

Informações da Infraero e do Minfra

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias