Aeroporto de Porto Alegre avança na expansão de sua pista, veja o status das obras

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho segue avançando com obras em diversas frentes, como parte dos trabalhos de ampliação e modernização iniciados no início de 201o, quando a concessionária Fraport AG Frankfurt Airport Services assumiu a administração do terminal.

Aeroporto Porto Alegre Salgado Filho
Aeroporto de Porto Alegre – Imagem: FlightRadar24 / Google Maps

Segundo a empresa, já foram concluídos 82% das obras de ampliação da pista de pouso e decolagem, incluindo as etapas de projeto, limpeza, preparação, escavações e terraplanagem. Serão 920 metros a mais, chegando a 3200 metros de comprimento

Na última terça-feira, dia 13 de outubro, foi iniciada a etapa de pavimentação, que tem previsão de término em maio de 2021. A obra total tem prazo de entrega para dezembro de 2021, entretanto, a Fraport ressalta que ainda não pode garantir a previsão em função do atraso da realocação das famílias da Vila Nazaré, devido à pandemia.

Na área onde está localizada hoje a Vila Nazaré, falta ainda executar a área de segurança de final de pista (RESA) e instalar equipamentos de auxílio à navegação aérea. Neste local, o prazo é totalmente incerto e a extensão da pista não poderá ser utilizada sem esses equipamentos.

Aeroporto Porto Alegre Salgado Filho
Área das obras de ampliação – Imagem: FlightRadar24 / Google Maps

Paralelo às obras de extensão da pista, a concessionária informa que também está construindo um novo Terminal de Cargas Internacional, cujas obras iniciadas em junho deste ano estão 24% concluídas e a previsão de entrega é para o segundo semestre de 2021.

A empresa planeja investir mais de R$ 50 milhões destinados às etapas de edificações – como fundação, infraestrutura, superestrutura, cobertura e instalações hidrossanitárias, elétricas e complementares -, além de equipamentos de tecnologia da informação, mobiliários e toda a estrutura para o início das operações no novo local.

Aeroporto Porto Alegre Docas Novo Terminal Carga TECA
Concepção da área de docagem do novo TECA – Imagem: Fraport

Adicionalmente, o Salgado Filho passa pela reforma da fachada do Terminal de Passageiros, que está 75% concluída e tem previsão de término para o final deste ano.

A concessão do Aeroporto de Porto Alegre foi assinada pelo Governo Federal em setembro de 2017, juntamente com as concessões dos aeroportos de Fortaleza (também para a Fraport), Salvador e Florianópolis – estes últimos pelas empresas Vinci Airport e Zurich Airport, respectivamente.

Os investimentos nesses terminais devem chegar a R$ 6,61 bilhões ao longo da concessão, que tem prazo de 25 anos para o de Porto Alegre e 30 anos para os demais, além da possibilidade de prorrogação por mais 5 anos ao final do período.

Com informações da Fraport

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Vespa brasileira vira praga e ameaça aviação em aeroporto australiano

0
Uma vespa originária do Brasil tem provocado infestações e se tornou um perigo real para os voos que operam no local.