Início Aeroportos

Aeroporto de Recife fechou 2020 como líder no Nordeste, com 4,7 milhões de passageiros

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Aeroporto Recife Terminal
Imagem: Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco

Dados referentes ao mês de dezembro de 2020, divulgados nesta semana pela Aena Brasil, empresa responsável pela administração do Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, demonstram a capacidade de recuperação do Turismo de Pernambuco.

Durante a retomada das atividades do setor, o terminal da capital do Estado mantém a posição de hegemonia no Nordeste, e no final do ano passado não foi diferente: houve crescimento de 19,54% de novembro a dezembro na movimentação de passageiros do Aeroporto do Recife.

Comparando os últimos dois meses do ano, o total de pessoas chegando e saindo pelo terminal subiu de 537.715 para 642.764 passageiros. Os números superaram outras capitais, como Salvador e Fortaleza, que obtiveram movimentação de 510.900 e 358.527 passageiros, respectivamente. Os dados foram analisados pela Unidade de Estudos e Pesquisas da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). 

“Apesar de 2020 ter sido um ano de muitos desafios, o Governo de Pernambuco soube conduzir a retomada de maneira alinhada com o Plano de Convivência com a Covid-19 e o trade do Estado. Não tivemos festas de réveillon, não tivemos queima de fogos, mas nossas praias seguiram abertas e nossos hotéis funcionaram normalmente no fim do ano. Os turistas seguem vindo para o Estado em busca das nossas belezas naturais e atrativos ao ar livre”, salienta o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes.

Com o resultado alcançado em dezembro, o Aeroporto do Recife fechou o balanço de 2020 no topo da região Nordeste. No valor acumulado de janeiro a dezembro do último ano, um total de 4.734.690 de pessoas ocuparam os voos, entre pousos e decolagens, da capital pernambucana.

No mesmo intervalo, Salvador teve uma movimentação de 3.764.441 passageiros, Fortaleza, de 3.129.551, e Natal, de 1.185.208 de pessoas.

Apesar da boa recuperação, entretanto, os 4,7 milhões de 2020 ainda representam 54% do movimento do ano anterior, quando Recife recebeu 8,7 milhões, havendo ainda um longo crescimento pela frente até a retomada plena.

Informações da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco

Sair da versão mobile