Aeroporto RIOgaleão recebe certificado de saúde internacional

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O RIOgaleão acaba de ser certificado e se tornar membro do programa Airport Health Accreditation (Programa de Saúde Aeroportuária, em tradução livre) do Airports Council International (ACI). A carta assinada por Luis Felipe de Oliveira, diretor geral do conselho, e endereçada à concessionária que administra o aeroporto afirma que o terminal está fornecendo uma experiência segura para todos os viajantes.

O programa de saúde foi elaborado para ajudar a garantir ao público que viaja que as instalações do aeroporto permanecem seguras e que estão sendo tomadas precauções para reduzir qualquer risco à saúde.

Em todos os processos, a concessionária destacou os três pilares que sustentaram a estratégia da empresa para combater o COVID-19 e gerar conscientização.

O primeiro foi a comunicação: o aeroporto realizou uma campanha massiva de comunicação que consistiu na aplicação de adesivos de distanciamento em pontos de fila; lembretes de higienização por todo o terminal e nos principais monitores; aviso no sistema de som sobre os cuidados e o que fazer em caso de sintomas; e divulgação nas redes sociais e website para manter os clientes informados.

O segundo pilar foi a limpeza, que foi reforçada com aumento de frequência em pontos de contato do passageiro e utilização de produto hospitalar, que deixa as superfícies livres do vírus por até 24 horas.

O terceiro pilar foi o da tecnologia, com a adoção de câmeras para medição de temperatura dos passageiros e uma ferramenta de mapa de calor que indica possíveis de ponto de aglomeração. Os agentes de terminal permanecem atentos ao mapa e acionam os fiscais de terminal, que agem nos possíveis pontos em uma conscientização para dispersar a aglomeração.

O certificado atesta que as medidas tomadas pelo RIOgaleão são eficazes, mas adicionalmente, além de todos esses parâmetros, a dimensão dos terminais do Aeroporto Internacional Tom Jobim é um dos diferenciais positivos, já que permite evitar aglomerações.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias