Aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, estreia sua terceira pista

A terceira pista do aeroporto Sheremetyevo de Moscou foi aberta no final da semana passada com o primeiro pouso realizado por um Airbus A321 da Aeroflot.

A pista de 3.200 metros – designada 06L / 24R – finalmente foi inaugurada em 19 de setembro e o primeiro pouso, na 24R, foi realizado pelo voo operacional SU19 de São Petersburgo.

Sheremetyevo Third Runway salut

Sheremetyevo planejou a terceira pista para aumentar a flexibilidade, porque suas pistas paralelas anteriores estavam separadas por apenas 280 metros e não podiam operar independentemente.

“A terceira pista é completamente independente e possibilita que as aeronaves pousem e decolem incondicionalmente”, diz o ministro dos Transportes da Rússia, Yevgeny Ditrikh.

Isso permitirá que Sheremetyevo aumente sua capacidade de 60 a 65 movimentos por hora para cerca de 90.

O aeroporto se torna o primeiro na Rússia a ter três pistas e a ligação entre o aeroporto e a nova pista exigiu a construção de uma ponte sobre a estrada perimetral.

O cronograma para a construção foi afetado por várias complicações, incluindo a transferência de gasodutos e oleodutos, além de redes de eletricidade e remoção de aterros, bem como a realocação de moradores.

Alexander Ponomarenko, presidente da administradora de Sheremetyevo, diz que a pista e outros programas de modernização de aeroportos ajudarão o hub a atingir uma meta estratégica de aumentar a capacidade de 100 milhões de passageiros anuais e se tornar um dos 10 principais aeroportos do mundo.

Informações pelo Flight Global.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias