Início Aeroportos Aeroporto de Viracopos completa 60 anos de história comercial

Aeroporto de Viracopos completa 60 anos de história comercial

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Neste dia 19 de outubro, porém em 1960, Viracopos era elevado à categoria de Aeroporto Internacional e homologado para aeronaves a jato, dando início a uma história de altos e baixos em sua trajetória como importante referência na aviação comercial brasileira. Veja a seguir alguns detalhes sobre o aeroporto, em homenagem a seu aniversário de 60 anos.

Ver essa foto no Instagram

Hoje é dia de muita festa, Viracopos está completando 60 anos! Ao longo desses anos tivemos muitas conquistas e desafios, mas nunca desistimos de voar. Gostaríamos de deixar um agradecimento especial a todos os nossos colaboradores que com seu empenho e dedicação diária nos permitiram atingir excelência em infraestrutura e qualidade nos serviços aeroportuários: já fomos eleitos 13 vezes o Melhor Aeroporto pelos passageiros e o Melhor Terminal de Carga do Mundo na categoria até 400 mil toneladas/ano, chegando a ser o maior em importação do Brasil. Ao longo dos próximos dias faremos um tour pela nossa história, para nos lembrar de como chegamos até aqui, pois acreditamos que é necessário recordar e reviver os bons momentos da vida. Como sempre, seguimos voando juntos, cada vez mais alto. Viracopos há 60 anos colecionando histórias 💙✈️

Uma publicação compartilhada por Viracopos Airport (@viracopos_airport) em

Localizado a 14 quilômetros do centro de Campinas (SP) e a 99 quilômetros de São Paulo, o Aeroporto Internacional de Viracopos tem acesso pelas rodovias Santos Dumont, Bandeirantes e Anhanguera.

Em um dos mais importantes polos tecnológicos do país, na cidade de Campinas, a qual é servida por universidades, rodovias e empresas de tecnologia de ponta, o aeroporto é hoje um dos mais expressivos centros aéreos do país.

O velho “campo de pouso”, como era chamado, tornou-se um dos principais pontos de conexão da América Latina. Na década de 90, o aeroporto começou a despontar para o segmento de Carga Aérea Internacional, evidenciando sua vocação cargueira.

Aérea Terminal TECA Aeroporto Internacional Viracopos
Terminal de Cargas de Viracopos – Imagem: ABV Aeroportos Brasil Viracopos

História

O Aeroporto Internacional de Viracopos foi fundado na década de 30, mas homologado oficialmente apenas em 1960.

Durante a Revolução de 1932, os paulistas usavam o local como campo de operações aéreas, sendo a pista construída à base de enxadas e picaretas. Depois de longo período de inatividade, em 1946 foram realizados trabalhos de limpeza e terraplanagem da pista, cuja extensão passou para 1.500 metros, oportunidade em que o campo de pouso começou a ganhar forma, principalmente com a construção do primeiro hangar em 1948 e a estação de passageiros em 1950.

Em 1957, teve início um profundo trabalho de construção e instalação de todos os equipamentos necessários para um aeroporto internacional, tais como a ampliação da pista para 2.700 m x 45 m.

Em 19 de outubro de 1960, através da Portaria Ministerial n.º 756, Viracopos foi elevado à categoria de Aeroporto Internacional e homologado para aeronaves a jato, passando a receber o movimento de voos internacionais de São Paulo até a inauguração do aeroporto de Guarulhos.

Vista Aérea Aeroporto Viracopos 1960
Viracopos em 1960 – Imagem: Arquivos Nacionais Brasileiros / Domínio público, via Wikimedia Commons

De lá para cá, várias reformas foram realizadas no aeroporto para que pudesse acompanhar a evolução da aviação. Apesar da perda dos voos para Guarulhos, Viracopos virou referência na movimentação de grandes aviões cargueiros.

A partir de 1995, a Infraero passou a realizar investimentos para implantação da primeira fase do Plano Diretor do aeroporto, com melhorias nos terminais de cargas e passageiros.

A primeira fase da obra foi entregue no primeiro semestre de 2004, quando o aeroporto passou a contar com novas salas de embarque, desembarque, áreas públicas e concessões comerciais. Em 2005 foi entregue a segunda fase da ampliação do terminal de passageiros.

Além da ampliação da infra-estrutura, a modernização dos processos de movimentação da carga e do desembaraço aduaneiro, desenvolvidos através de parceria junto à Receita Federal, tornou o aeroporto no principal centro de logística no cenário nacional.

Avião Antonov An-124 Volga Viracopos
Antonov AN-124 pousando no Aeroporto de Viracopos

Avião Boeing 747-400 Atlas Air
Boeing 747-400F da Atlas pousando no Aeroporto de Viracopos

Após décadas de baixo movimento de passageiros, no início da última década Viracopos tornou-se hub da Azul Linhas Aéreas, voltando a ver quantidades expressivas de pessoas chegando e partindo.

Por fim, em 2012 o aeródromo foi concedido à concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, medida que culminou na construção do novo e moderno Terminal de Passageiros com capacidade para até 25 milhões de pessoas ao ano, e que rendeu ao aeroporto campineiro diversos prêmios de reconhecimento pela eficiência e qualidade nos serviços prestados aos usuários.

Novo Terminal de Passageiros de Viracopos

Aeroporto Internacional Viracopos VCP SBKP
Vista aérea do novo Terminal de Passageiros – Imagem: Ricardo Lima / Aeroportos Brasil Viracopos

Com informações da Infraero e da Aeroportos Brasil Viracopos

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.