Início Empresas Aéreas Aerosul autorizada a operar novos voos no Paraná e Santa Catarina

Aerosul autorizada a operar novos voos no Paraná e Santa Catarina

Imagem: Aerosul

A regional paranaense Aerosul submeteu ao regulador e obteve autorização, para frequências de novos voos entre as cidades de Curitiba, Florianópolis e Pato Branco usando suas aeronaves Cessna C208 para nove passageiros. Os serviços aprovados estão previstos para começarem em 15 de setembro e são:

Voo ASO-1608 – segundas e sextas na rota Curitiba – Florianópolis
Voo ASO-1609 – segundas e sextas na rota Florianópolis – Curitiba
Voo ASO-1740 – terças, quartas e quintas na rota Curitiba – Pato Branco
Voo ASO-2714 – terças, quartas e quintas na rota Pato Branco – Curitiba

Além dos voos regulares, comercializados através de parceiros, a empresa realiza fretamentos e outros voos não-regulares.

Todos os serviços de voos regulares da Aerosul são cumpridos com aeronaves turboélice Cessna C208B Grand Caravan. A companhia possui três unidades deste modelo em sua frota, registrados sob as matrículas PP-AGP, PR-BAX e PS-SIM. Esta última, por exemplo, é novíssima, tendo sido entregue direto da fábrica para a empresa aérea há poucos meses.

O Cessna Caravan é um nome consagrado na indústria aeronáutica. Seu projeto começou em 20 de novembro de 1981 e a primeira versão foi certificada em outubro de 1984, portanto, já são 37 anos de experiência e evolução do modelo, o que explica o avião ser um dos turboélices mais confiáveis e utilizados do mundo.

Quem é a Aerosul

A Aerosul, com sede no Aeroporto Municipal Alberto Bertelli, em Arapongas, Paraná, foi certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil em 26/11/2019 para a realização de voos sob demanda, o chamado Táxi Aéreo.

Depois, tendo acumulado experiência e reconhecimento por seus serviços, em outubro de 2020 iniciou processo junto à ANAC para operações regulares e teve sua aprovação emitida em fevereiro de 2021 para a exploração de serviços regulares domésticos e internacionais.

Além dos Caravans, a empresa conta com outros quatro aviões, sendo eles um jato Hawker 400, um turboélice Beechcraft King Air B200, um Beechcraft Bonanza V35B e um Piper PA-31 Navajo. Porém, eles não estão inclusos nos planos de operações de táxi aéreo e/ou regulares da Aerosul, podendo ser futuramente integrados aos voos conforme a decisão da companhia e a aprovação da ANAC.

Sair da versão mobile