Agências suspendem vendas de passagens da Avianca Colômbia

Enfrentando a sua maior crise desde a recuperação judicial em 2004, a Avianca Colômbia sofre mais um duro golpe no Brasil: maioria das agências de viagens não vendem mais bilhetes da aérea.

Boeing 787 da Avianca Colômbia
Boeing 787 da Avianca Colômbia pousa em Guarulhos

A medida tem em muito a ver com a situação da empresa irmã, Avianca Brasil, que está virtualmente falida e deixou milhares de passageiros no chão. E também ao fato de que, segundo a legislação brasileira, as agências por serem emissoras das passagens e participarem do processo de venda, foram obrigadas a reacomodar ou reembolsar os passageiros, causando um grande prejuízo.

Desde do início da crise aguda da Avianca Brasil em meados de março, diversos agentes de viagens pararam não só de emitir da aérea brasileira, mas também da colombiana. Para tentar reverter esse processo, a colombiana mudou seu nome fantasia para Avianca Airlines e começou uma forte campanha para desvincular-se da queimada imagem da Avianca Brasil.

Porém, a campanha não alcançou o seu efeito desejado: todas as grandes agências brasileiras de viagens, sejam físicas ou online, não estão comercializando mais bilhetes da Avianca a partir dos próximos meses.

A maior da América Latina, a Decolar.com, não permite compra de bilhetes da Avianca na rota Guarulhos – Bogotá para voos do dia 17 de novembro em diante.

Já a CVC, maior e mais tradicional agência física brasileira, já não vende voos da Avianca com decolagem a partir de 4 de outubro. A Submarino Viagens, outra gigante, só vende bilhetes da Avianca para voos até final deste mês.

Na ViajaNet até chega a mostrar os valores da Avianca na prévia de compra, mas quando selecionadas as datas demonstradas para aqueles valores, a única opção de voo direto é com a LATAM ou conexão com a Copa Airlines.

O medo do trade tem fundamento: as responsabilidades são grandes, e muitas aéreas faliram recentemente. A Aigle Azur é o último exemplo, que deixou centenas de passageiros brasileiros sem qualquer atendimento no Aeroporto de Paris – Orly.

Ainda assim, a Avianca Colômbia faz promoções para o público brasileiro: voos a partir de R$.1394 ida e volta, entre as cidades brasileiras do Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo com destino à Lima, Bogotá, Los Angeles, Nova Iorque, Miami, Cancún, Curaçao, Aruba e Havana.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias