Início Acidentes e Incidentes

Agentes infiltrados neutralizam tentativa de sequestro de Fokker 100 em voo no Irã

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: Iran Air

A Guarda Revolucionária do Irã disse, na sexta-feira (6), que oficiais a bordo de uma aeronave Fokker 100 da Iran Air impediram uma tentativa de sequestro do jato com 4 tripulantes e 63 passageiros. A suposta interferência ilícita foi reportada pela rede de notícias Al Jazeera, e outras mídias orientais e ocidentais, e teve como alvo o voo IR-334 que se dirigia da cidade de Ahvaz para Mashhad.

A reportagem cita um comunicado da Guarda iraniana, o qual não identificou o sequestrador, dizendo apenas que ele pretendia desviar o voo para a “costa sul do Golfo Pérsico”. Essa descrição incluiria os países do Bahrein, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, três países que questionam as intenções do Irã na região.

Em determinado momento do voo, quando o avião de matrícula EP-CFM já cruzava a zona central do país, o homem, notadamente transtornado, anunciou o sequestro. Embora não esteja totalmente claro se ele estava armado, rapidamente, oficiais de segurança a bordo do voo agiram e conseguiram deter o sujeito, imobilizando-o. Relatos informam que ele atuava sozinho.

Após o evento a bordo, o comandante do voo foi comunicado e decidiu alternar para o aeroporto mais próximo, vindo a fazer um pouso de emergência na cidade de Isfahan, no centro do Irã, onde a aeronave já era esperada pelas autoridades iranianas. Ninguém ficou ferido no incidente.

Não é totalmente divulgado, mas pessoas que conhecem detalhes das operações aeronáuticas no Irã dizem que todos os voos domésticos iranianos transportam agentes da aeronáutica armados e a paisana, para impedir qualquer tentativa de ataque ou sequestro. A última tentativa desse tipo aconteceu em 2000.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile