Início Variedades Agora é a vez de Jeff Bezos, da Amazon, voar até o...

Agora é a vez de Jeff Bezos, da Amazon, voar até o espaço nesta semana

Bezos e o foguete New Shepard – Imagem: Blue Origin e Daniel Oberhaus / CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

O “New Shepard” está pronto para o lançamento. Nesta terça-feira, 20 de julho, a empresa Blue Origin, do fundador da Amazon, Jeff Bezos, fará seu 16º voo do New Shepard ao espaço, e o primeiro com astronautas a bordo, incluindo o próprio Bezos.

O lançamento será transmitido ao vivo pela Blue Origin a partir das 11h30 UTC (08h30 do horário de Brasília), com a decolagem atualmente prevista para 13h00 UTC (10h00 de Brasília). Após o lançamento, uma conferência de imprensa ao vivo com os astronautas será transmitida no mesmo site.

A Base de Lançamento Um (“Launch Site One”) da Blue Origin está em um local remoto no deserto do Oeste do Texas e não há áreas de exibição pública nas proximidades. O Departamento de Transporte do Texas fechará uma parte da Rodovia Estadual 54 adjacente ao local de lançamento e não permitirá que espectadores fiquem na parte fechada da estrada durante a missão.

A ida de Bezos ao espaço acontecerá poucos dias depois de seu concorrente Richard Branson fazer o mesmo. Criador das empresas aéreas do Grupo Virgin na Inglaterra, nos Estados Unidos e na Austrália, Branson voou ao espaço a bordo da nave VSS Unity de sua empresa espacial Virgin Galactic no dia 11 de julho.

Além do fundador Bezos, a bordo do foguete New Shepard de sua empresa Blue Origin também estará seu irmão, Mark Bezos, e a aviadora de 82 anos Wally Funk, a primeira investigadora de segurança aérea do National Transportation Safety Board (NTSB) e a primeira inspetora da Federal Aviation Administration (FAA).

Completa o grupo de viajantes espaciais o primeiro passageiro a pagar por uma viagem espacial no New Shepard. Oliver Daemen, de 18 anos, ganhou a vaga após o ocupante original não revelado, que ofereceu $ 28 milhões de dólares no leilão pela viagem, desistiu de ir no primeiro voo por conflito de agenda. O valor pago por Oliver não foi revelado.

Com isso, estarão a bordo da missão os astronautas mais velho e mais jovem a viajar para o espaço na história da humanidade. O nome New Shepard do foguete é uma homenagem a Alan Shepard, que em 1961 se tornou o segundo homem e o primeiro americano a viajar para o espaço.

O vídeo a seguir mostra cenas de vários dos testes do lançamento do foguete reutilizável New Shepard. Eles incluíram as partidas, os pousos do foguete, os retornos da cápsula de passageiros e as ejeções emergenciais da cápsula em caso de falha do foguete.

Com informações da Blue Origin

Sair da versão mobile