Enquanto outros devolvem, Emirates recebe o seu 119º superjumbo Airbus A380

A Emirates recebeu na quarta-feira (12), o Airbus A380 de matrícula A6-EVP (msn 269), que ingressa na frota como o 119º jato do modelo. Uma curiosidade acerca dessa aeronave é que ela está pronta há quase um ano, com seu primeiro voo de testes registrado em 12 de agosto de 2020. Registros do RadarBox mostram que a aeronave fez sete voos desde então, na região de Hamburgo, na Alemanha.

Ele é o 119º a ser entregue para a Emirates. Lembrando que um dos aviões do modelo (A6-EDB) foi devolvido em meados do ano passado para ser sucateado e suas peças virarem reposições para jatos mais novos. Faltam agora apenas quatro A380 a serem entregues, que chegarão em Dubai entre 2021 e 2022.

A Emirates recebe essa aeronave com a cabine Premium Economy em seu interior, um novo produto, oferecido inicialmente em rotas-chave da companhia aérea. A nova classe está localizada na parte dianteira do deck inferior ou superior, dependendo da configuração interna de três ou duas classes, respectivamente.

A Emirates ainda acredita no superjumbo e não poderia ser diferente, já que possui uma frota tão ampla dessas aeronaves. No entanto, a maior parte dos operadores do gigante avião já concluiu que ele não é tão eficiente em termos de custos quanto aeronaves bimotoras, sobretudo num momento de pandemia e em face a uma queda na demanda por viagens que demorará a se recompor.

Resta saber como a empresa vai se comportar nos próximos meses e anos em termos de gestão de frota e se, de fato, a maioria deles voltará aos céus (hoje, apenas um punhado de A380 estão voando na Emirates, em razão da pandemia).

Os próximos da fila

Ainda estão na fila para entrega os seguintes A380:

Número de produção: 268
Futura matrícula: A6-EVO
Situação: Cumpriu o 1º voo de teste em 1º de outubro de 2020, de 3 horas e 15 minutos, com pouso em Hamburgo.

Número de produção: 270
Futura matrícula: A6-EVQ
Situação: Cumpriu o 1º voo de teste em 26 de novembro de 2020, de 3 horas e 30 minutos, com pouso em Hamburgo.

Número de produção: 271
Futura matrícula: A6-EVR
Situação: Cumpriu testes de solo em Toulouse nos dias 14 e 15 de janeiro, e nesta terça-feira, 9.

Número de produção: 272
Futura matrícula: A6-EVS
Situação: Foi visto em Toulouse pela primeira vez com seus motores instalados na segunda-feira, 8 de fevereiro, mas ainda não iniciou testes de solo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Pesquisa aponta a GOL como uma das piores para os passageiros...

0
A pesquisa analisou fatores como atendimento dos colaboradores, refeições serviços, conforto a bordo e entretenimento a bordo.