Air Astana anuncia intenção de comprar 30 aviões Boeing 737 MAX

MAX Arystan

A Air Astana pretende encomendar 30 aviões Boeing 737 MAX 8 para servirem como espinha dorsal de sua nova companhia aérea de baixo custo FlyArystan, anunciaram a transportadora de bandeira cazaque e a Boeing no Dubai Airshow. As empresas assinaram hoje uma carta de intenções para os 30 aviões com um valor de tabela de US $ 3,6 bilhões .

Desde o início das operações em maio de 2002 , a Air Astana tem crescido constantemente seus negócios a partir de seus hubs em Almaty e Nur-Sultan (anteriormente Astana), gerando uma rede que atende às principais cidades do Cazaquistão, Ásia Central, Ásia, China, Europa e Rússia . Ela opera uma frota crescente que inclui a família Boeing 757, 767 e Airbus A320.

Em maio, a Air Astana lançou o FlyArystan para competir no crescente segmento de baixo custo. A empresa diz que a nova companhia aérea registrou fortes vendas de passagens apenas nos primeiros meses de operação. O plano é expandir a rede doméstica em rápido crescimento, com serviços internacionais para Moscou a partir do próximo mês.

“Desde o seu lançamento em maio deste ano, a FlyArystan superou todas as expectativas e é claro que as viagens aéreas de baixo custo têm um grande futuro no Cazaquistão e na Ásia Central “, disse Peter Foster , Presidente e CEO da Air Astana. “A Air Astana mantém um forte relacionamento com a Boeing desde que a companhia aérea começou a voar em 2002 com um par de 737NGs. Hoje operamos os 757s e 767s e acreditamos que o MAX fornecerá uma plataforma sólida para o crescimento do FlyArystan em toda a nossa região. , uma vez que a aeronave tenha retornado com sucesso ao serviço “.

“A Air Astana se tornou uma das principais companhias aéreas da Ásia Central, com seu profundo foco em segurança, confiabilidade, eficiência e atendimento ao cliente. Na Boeing, compartilhamos os mesmos valores e temos a honra de expandir nossa parceria com o 737 MAX”, disse Stan Negócio , presidente e diretor executivo da Boeing Commercial Airplanes. “Acreditamos que a eficiência e a confiabilidade incorporadas no 737 MAX serão uma ótima opção para o FlyArystan. Esperamos trabalhar com Peter e sua equipe para finalizar um contrato que atenda à sua frota e aos requisitos operacionais”.

O 737 MAX 8 faz parte de uma família de aviões que oferecem de 130 a 230 assentos e a capacidade de voar até 3.850 milhas náuticas (7.130 quilômetros). Com melhorias como o motor CFM International LEAP-1B e winglets de tecnologia avançada, o 737 MAX oferece aos operadores uma melhoria de 14% em relação aos aviões de corredor único mais eficientes da atualidade e alcance estendido para abrir novos destinos.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.