Air Canada decide aposentar aviões da Embraer, Boeing e Airbus numa tacada só

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Air Canada decidiu que irá acelerar a aposentadoria e tirar de serviço dezenas de jatos das três maiores fabricantes do mundo, tudo isso de uma só vez.

Avião Embraer E190 Air Canada
Imagem: BriYYZ [CC]

A empresa divulgou hoje os resultados financeiros do primeiro trimestre deste ano, onde registrou um prejuízo de $433 milhões de dólares, comparado ao lucro de $127 milhões no mesmo período do ano passado. O resultado negativo é consequência direta da pandemia do novo coronavírus, que levou a empresa a reduzir 90% de seus voos, inclusive as operações para o Brasil.

E, como mais uma medida de redução de custos, a empresa anunciou a aposentadoria antecipada de 79 aviões de sua frota, das três maiores fabricantes do mundo: Airbus, Boeing e Embraer.

Bye Embraer, Boeing e Airbus

Todos os 14 jatos Embraer E190 que já estavam sendo substituídos pelo Airbus A220, deixarão a frota imediatamente.

Os 30 aviões Boeings 767 operados pela empresa e pela subsidiária Rouge, também deixarão a frota este ano, mas sem data fixa definida.

No “lado Airbus” de sua frota, será trabalhada a aposentadoria antecipada dos A319, que somam 35 unidades na subsidiária e na matriz.

Não se sabe ainda o que será da Air Canada Rouge, que não tem planos de renovação de frota e ficaria limitada a 19 aeronaves A320 e A321. Por outro lado, na empresa-mãe Air Canada, os A319 já estavam para ser substituídos pelo 737 MAX e A220, e o Boeing 767 pelo 787-8 Dreamliner, apesar de não se saber com que velocidade essa troca vai acontecer a partir de agora.

Segundo o Planespotter, a frota da Air Canada tem 189 aeronaves, contando as 79 que serão retiradas de operações.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

two pilots flying an airplane

Piloto de avião resolveu expor seus órgãos genitais durante um voo...

0
Um ex-piloto da Southwest Airlines foi acusado de indecência após expor seus órgãos genitais durante um voo da Filadélfia para Orlando