Sabia que existe um 747 Air Force One que passeia de barco por aí?

Ao vê-lo, a imagem é bem clara: o Boeing 747 Air Force One que transporta o presidente dos Estados Unidos está flutuando em uma barcaça ao largo da costa de Rhode Island, indo lentamente para o sul até seu destino em National Harbor, no rio Potomac, em Maryland.




Réplica Boeing 747 Air Force One

Imagem: WJAR Television

Claro, este não é realmente o avião presidencial. É uma réplica do Boeing 747-200 presidencial!

Ou ainda, uma “recreação nunca vista antes”, segundo o Air Force One Experience, um museu da presidência e o sonho de um empresário de compartilhar um “ícone da democracia”. O avião passou por vários anos de reforma antes de abrir para passeios no outono passado.

“Este é um grande trunfo para que as crianças saibam que a América pertence a elas”, disse o empresário Ari Scharf à Associated Press quando o primeiro avião foi aberto para as turnês. “É um momento muito, muito sensível agora. Muitas pessoas sentem que não estão incluídas neste país. Temos que fazer tudo o que pudermos para envolvê-los, para que eles saibam que sua voz pode ser ouvida”.

O avião, que estava estacionado no Aeroporto Estadual de Quonset, em Rhode Island, está sendo transferido para ser exposto em National Harbor, Maryland. O avião partiu na quinta-feira (27/09) e deve chegar ao seu lar temporário na segunda-feira (1º/10).

O passeio oferecido pelo interior da réplica inclui uma espiada no quarto do presidente, na sala de conferência presidencial, no escritório de voo do presidente e em uma clínica médica móvel. Já o cockpit e o segundo andar do avião não fazem parte do passeio. Provavelmente por serem áreas com detalhes sigilosos e estratégicos para a segurança da aeronave e do presidente.

Réplica 747 Air Force One Interior

Escritório do presidente na réplica do Air Force One




O jato de quatro motores com o registro N485EV pousou pela primeira vez no aeroporto de Quonset em 2015. Ele voou pela última vez com a Evergreen International Airlines, que o operou como um avião de carga. O avião foi entregue originalmente em julho de 1973 à Singapore Airlines. Portanto, não se trata de uma unidade que tenha sido de fato utilizada como Air Force One.

Porém, há dois ex-aviões Air Force One reais em exposição. Mas não os 747’s. Ambos são Boeing 707s. Eles estão localizados na Biblioteca Presidencial Ronald Reagan no Simi Valley, e no Museum of Flight em Seattle.

 
Informações pelo The Points Guy.
 

Trump quer mudar a pintura do Boeing 747 Air Force One

Air Force One “navegante” chegou ontem ao National Harbor

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.