Air France ajusta malha de voos e sinaliza retirada antecipada do A340

Foto de Montague Smith via Wikimedia Commons

Mais mudanças na malha aérea da Air France aconteceram nessa semana, como parte do contínuo monitoramento da situação da Covid-19 mundo afora. A maior novidade, se é que pode-se chamar assim, é a remoção de todas as operações do A340 para a temporada de inverno do hemisfério norte, que vai de 25 de outubro a 27 de março de 2021.

As atualizações da rede da Air France foram divulgadas pelo portal Routes Online. Segundo informações, todas as rotas operadas pelo A340 passaram para o A330. Atualmente, a empresa mantinha serviços com o quadrimotor para Saint Maarten, Nouakchott, Djibuti, Freetown e Conakry, com poucas frequências semanais para cada um desses destinos.

Segundo dados do Planespotter, hoje resta apenas um Airbus A340-300 nas cores da Air France, o de matrícula F-GLZK, com 22 anos de uso. Seu futuro na frota não parece ser glamuroso, como último exemplar sua aposentadoria fatalmente se aproxima. A ideia original da francesa era retirar os A340 até o primeiro semestre de 2021, mas a pandemia antecipou seu futuro.

Voos para o Brasil

Para o Brasil, a programação segue inalterada:

Rio de Janeiro: entre 25 de outubro e 17 de dezembro serão cinco voos semanais com Boeing 777-200 e 300 e, após esse período, o voo passa a ser diário com o modelo 777-300.

São Paulo: entre 25 de outubro e 3 de janeiro de 2021, um voo diário com A350-900 e, após esse período, será adicionado um novo voo, três vezes por semana, com 777-200.

Fortaleza: a partir de outubro, o Boeing 787-9 assume a rota para Paris, como previsto anteriormente.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Primeiros testes de voo com combustível SAF nos 2 motores mostram...

0
A Airbus anuncia hoje que as descobertas do estudo pioneiro mundial forneceram resultados iniciais promissores.