Air France confirma que sua frota regional só terá jatos da Embraer

A empresa aérea regional francesa Hop! está muito próxima de se tornar uma transportadores com uma frota totalmente composta por aviões Embraer, confirmando a informação de agosto passado. Além disso, a companhia será reintegrada à marca Air France como uma feeder regional muito menor.

As informações foram confirmadas pelo presidente-executivo da Air France-KLM, Ben Smith durante a recente conferência virtual Routes Reconnected. Segundo o executivo, essa mudança já fazia parte de um plano abrangente, elaborado antes do COVID-19, mas acelerado pela pandemia. O objetivo de trazer esse movimento para agora é simplificar a oferta da Air France no mercado doméstico e também simplificar a frota, disse ele.

Reduz pela metade

Smith comentou que a Air France estava perdendo 200 milhões de euros por ano no mercado doméstico antes do COVID e que parte do problema era a operação regional “muito cara”. 

A marca Hop! foi criada para competir com as transportadoras de baixo custo que conquistaram uma fatia significativa do mercado das rotas regionais da Air France. No entanto, a marca era comercializada separadamente, tinha seu próprio sistema de gerenciamento de receita, programação e código compartilhado com a Air France, numa estrutura muito pesada. 

De acordo com o novo plano, a HOP! foi reduzida em 50% e será reintegrada à empresa mãe, operando com os dizeres na aeronave “Air France operado pela HOP!”. Outra mudança será a saída da companhia aérea de Orly, onde será substituída pela subsidiária de baixo custo da Air France, a Transavia France. As operações da HOP! Seriam centralizadas em dois aeroportos: Paris – CDG e Lyon – St. Exupéry . 

Só Embraer

Outra mudança que já era esperada é a mudança da frota para uma composição completa de jatos Embraer, que serão baseados nas duas cidades acima. A empresa possui uma frota mista de aeronaves, sendo 25 CRJs e cerca de 40 Embraer de vários modelos, desde o ERJ-145 até o E190.

Smith estava confiante de que a reorganização resultaria na recuperação do mercado doméstico da Air France. “Esperamos que, no curto prazo, possamos levar o nosso serviço doméstico para um território lucrativo”, disse ele.

Segundo o jornal francês Le Monde, a base de manutenção dos jatos Bombardier CRJ em Morlaix será fechada após a aposentadoria dos jatos CRJ-700 e CRJ-1000. A ideia da Air France é manter apenas os aviões Embraer E170 e E195 que têm manutenção em Clermont-Ferrand. Com isso em torno de 1.020 empregos serão cortados dos quadros da Hop!, o que gerou um grande protesto do meio desse ano.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Homem que se irritou e mordeu passageiro que reclinou assento pega...

0
Um homem foi condenado a três meses de prisão por má conduta a bordo de um voo da KLM de Buenos Aires para Amsterdã, na Holanda.