Air France e KLM Cargo prontas para distribuir vacinas contra a Covid-19

Aproximadamente 6.000 voos somente de carga foram realizados nos últimos meses e as expectativas iniciais são de que cerca de 15 bilhões de vacinas serão distribuídas pelo mundo

Avião Boeing 747-400F KLM Cargo

Desde a 3ª semana de março de 2020, a Air France / KLM Cargo tem feito todos os esforços para manter sua malha aérea global de cargas, ajudando a sustentar cadeias de suprimento vitais em funcionamento. Isso sempre foi essencial, mas ainda mais desde o início da pandemia Covid-19, garantindo que as unidades de saúde, bem como os cidadãos, tenham acesso a medicamentos, equipamentos médicos, equipamentos de proteção individual (EPI) e outros produtos essenciais. Aproximadamente 6.000 voos somente de carga foram realizados nos últimos meses. A Air France / KLM Cargo opera atualmente serviços para mais de 100 destinos de longa-distância.

Um dos próximos desafios logísticos será a distribuição global das vacinas contra a Covid-19. Na semana passada, a gigante farmacêutica americana Pfizer, juntamente com a parceira alemã BioNTech, anunciou grande sucesso na primeira análise provisória do estudo de Fase III de sua vacina candidata no combate à Covid-19.

Em termos de volume, a distribuição das vacinas será uma operação logística sem precedentes. As expectativas iniciais são de que cerca de 15 bilhões de vacinas precisarão ser distribuídas em todo o mundo. Muitos deles também precisarão ser distribuídos em temperaturas muito baixas. A vacina Pfizer deve ser mantida ultracongelada (a -70 graus Celsius). Outros precisarão ser distribuídos a uma temperatura constante entre +2 e +8 graus Celsius. Isso significa que as soluções logísticas serão essenciais para manter a qualidade em toda a cadeia de distribuição da vacina.

A Air France / KLM / Martinair Cargo tem anos de experiência com transporte de produtos farmacêuticos com temperatura controlada e foi o primeiro grupo de companhias aéreas a receber a certificação CEIV pela IATA. A distribuição de vacinas da Covid-19 apresenta desafios específicos em termos de volume, requisitos de transporte e segurança.

“Para estarmos totalmente preparados para isso, iniciamos uma força-tarefa para vacinas de Covid-19 há quatro meses. Essa força-tarefa representa todos os departamentos relacionados da Air France KLM Martinair Cargo. Nossas equipes têm trabalhado em um amplo plano de ação”, afirma GertJan Roelands, vice-presidente sênior de vendas e distribuição Air France KLM Martinair Cargo.

“Por exemplo, em nosso Schiphol Pharma Hub, abrimos uma instalação de armazenamento com controle climático de 1.118 m³ há alguns meses e estamos construindo uma sala fria adicional de 2.061 m³. Em nosso Charles de Gaulle Pharma Hub, uma nova área de armazenamento com controle climático está prestes a ser concluída. Também introduzimos Soluções Híbridas e Passivas Avançadas que serão usadas para transportar as vacinas, além de toda a linha de Recipientes Ativos existente. Juntamente com muitas outras iniciativas, monitoramento extra e gestão de intervenção também foram implementados”, complementa Roelands.

“Acreditamos que a cooperação e a construção de comunidades em torno da futura distribuição global de vacinas são essenciais. Estabelecemos parcerias com muitas das partes na cadeia logística, incluindo despachantes, empresas de transporte, fornecedores de contêineres, aeroportos, cargas / associados logísticos, empresas farmacêuticas e institutos e autoridades relacionados à saúde. Acreditamos que uma forte cooperação entre os parceiros será essencial para executar com sucesso este desafio logístico”, aponta Adriaan den Heijer, vice-presidente executivo da Air France-KLM Cargo.

Juntamente com a Air Cargo Netherlands (ACN) e o Aeroporto Schiphol de Amsterdã e com a Aéroport de Paris (já dois centros farmacêuticos líderes na Europa), estabelecemos duas forças-tarefa para preparar totalmente as comunidades de ambos os aeroportos para as próximas operações de transporte de vacinas. Nas últimas semanas, despachamos com sucesso as primeiras vacinas de Covid-19. A Air France KLM Martinair Cargo está pronta para este desafio logístico, pronta para entregar vacinas contra o coronavírus na Holanda, na França e em muitos outros países ao redor do globo”, reforçou Adriaan den Heijer.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias