Air France-KLM Cargo e Emirates SkyCargo se unem ao UNICEF para facilitar envio das vacinas

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião boeing 747-400F KLM Cargo

As divisões cargueiras do Grupo Air France KLM e da Emirates Airline anunciaram hoje, 17 de fevereiro, que se unem ao UNICEF (Fundo Internacional das Nações Unidas para a Infância) em parcerias para apoiar e acelerar a distribuição das vacinas contra a Covid-19 pelo mundo.

Air France KLM Cargo

A Air France KLM Cargo e o UNICEF assinaram um Memorando de Entendimento como parte da “Iniciativa de Frete Aéreo Humanitário”, estabelecendo o compromisso mútuo de cooperar na distribuição de vacinas da Covid-19, cujo objetivo é de fornecer 2 bilhões de doses até o final de 2021.

As vacinas desempenharão um papel importante no combate à pandemia de coronavírus em 2021. Um Centro de Acesso Global de Vacinas da Covid-19 (COVAX) foi desenvolvido para garantir que países menos prósperos também recebam vacinas suficientes.

Noventa e dois países de baixa e média renda e vários países mais ricos aderiram a esta organização, incluindo a União Europeia. Atuando em nome da COVAX, o UNICEF coordenará a distribuição para garantir o acesso às vacinas contra o coronavírus ao longo de 2021 para as pessoas mais pobres e vulneráveis em todo o mundo.

A primeira rodada do plano de alocação conta com 145 países, que receberão doses a partir do primeiro semestre de 2021 para imunizar cerca de 3% de sua população, em média, sujeito ao cumprimento de todos os requisitos e planos finais de alocação.

“Estamos muito satisfeitos por formalizar nossa parceria com o UNICEF, assinando um Memorando de Entendimento. Trabalhamos juntos há muito tempo e estamos ansiosos para participar desta Iniciativa de Frete Aéreo Humanitário”, afirma GertJan Roelands, vice-presidente sênior de vendas e distribuição da Air France KLM Cargo.

“Temos uma malha aérea extensa de cargas, experiência, equipes e serviços dedicados que desempenharão um papel importante para garantir o envio bem-sucedido das vacinas contra a Covid-19 com a mais alta prioridade e sob as estritas condições exigidas”, complementa o executivo.

A distribuição de vacinas contra a Covid-19 apresenta desafios específicos em termos de volume, requisitos de transporte e segurança. A Air France KLM Cargo desenvolveu um produto específico que garante a distribuição rápida, confiável e segura dessas vacinas, investindo em instalações de armazenamento climatizadas adicionais em ambos os centros, em Schiphol e em Charles de Gaulle, e adicionando soluções de contêineres híbridos ao portfólio.

A Air France KLM Cargo e o UNICEF compartilham uma longa história de transporte de vacinas e medicamentos em todo o mundo, especialmente para países com sistemas de saúde vulneráveis e infraestrutura precária, onde as crianças passam por momentos especialmente difíceis.

O Grupo opera atualmente mais de 700 voos de longa-distância por semana dedicado ao transporte de cargas para mais de 100 destinos. De e para o Brasil, o Grupo opera 5 vezes por semana, entre Amsterdã-Schiphol (AMS) e Campinas-Viracopos (VCP).

Emirates SkyCargo

Avião Boeing 777F Emirates SkyCargo
Imagem: dxme / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A Emirates SkyCargo assinou um acordo com o UNICEF para priorizar o transporte de vacinas da Covid-19, medicamentos essenciais, equipamentos médicos e outros suprimentos essenciais para ajudar a combater a pandemia. O anúncio faz parte de uma série de medidas tomadas pela divisão de transporte aéreo de carga da Emirates para ajudar a recuperação das comunidades globais após o impacto devastador da Covid-19.

“Cada dia conta na luta contra a Covid-19 e quanto antes as comunidades tiverem acesso às vacinas, mais cedo elas podem conter a propagação do vírus e retomar suas atividades. Como uma transportadora aérea global com voos para mais de 130 destinos, a Emirates SkyCargo está comprometida com a luta contra a pandemia desde os seus estágios iniciais”, disse Nabil Sultan, vice-presidente sênior da divisão de carga da Emirates.

“Adotando uma série de iniciativas para agilizar o transporte e distribuição das vacinas da Covid-19 passando por Dubai, que incluem o nosso hub no aeroporto dedicado às vacinas e certificado segundo as boas práticas de distribuição e armazenagem (BPDA). A nossa parceria com o UNICEF nos permite um passo à frente no processo que prioriza e facilita o transporte rápido e seguro das vacinas da Covid-19, principalmente para as comunidades mais atingidas pela doença”, conclui Nabil.

Em outubro de 2020, a Emirates SkyCargo anunciou que estava criando o maior centro de distribuição mundial no aeroporto, com certificação de BPDA da União Europeia, dedicado ao armazenamento e à distribuição de vacinas da Covid-19.

Com mais de 15 mil m² para armazenamento de vacinas, a Emirates SkyCargo pode armazenar grandes quantidades da vacina da Covid-19 em Dubai e transportar quantidades menores regularmente para os mercados com infraestrutura limitada de controle de temperatura, reduzindo a necessidade de armazenamento em grande escala nos destinos.

Em janeiro de 2021, sob as diretrizes do Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, a Emirates SkyCargo juntou-se a três outras organizações sediadas em Dubai – DP World, International Humanitarian City e Dubai Airports – para formar uma aliança de vacinas da Covid-19 e promover o transporte rápido passando por Dubai e distribuídas aos países em desenvolvimento.

Informações da Air France KLM e da Emirates

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias