Air France recebe hoje seu primeiro A350 e estreia executiva Zodiac

A350 Air France
Foto de Clement Alloing

O primeiro Airbus A350-900, de um total de 28 encomendados pela Air France, está sendo entregue nesta sexta-feira (27). Será um voo de entrega, curto de Toulouse a Paris, onde uma festa de recepção aguarda o bimotor de prefixo F-HTYA. Nas últimas semanas, a aeronave voou cinco vezes para testes, tendo ficado no ar por quinze horas e onze minutos. Agora, ela passa a assumir os voos regulares da francesa.

A empresa inicialmente o usará nas rota entre Paris, Mali e Abidjan, a partir do fim de setembro. Outros destinos também já programados para o A350 são Seul e Cairo, quando novos exemplares chegarem – o segundo já está quase pronto.

A350 Air France

Padronização de frota e eficiência operacional

Como parte de um plano de simplificação de frota divulgado pela Air France no mês passado, os A350 serão operados junto com os Airbus A330, permitindo manter um único pool de pilotos, o que melhorará a eficiência operacional e reduzirá os custos.

Outra questão interessante é que a companhia havia feito um pedido original de 21 aeronaves, com a sua “irmã” KLM encomendando sete. No entanto, as duas companhias aéreas fizeram uma troca. A Air France agora receberá exclusivamente o A350, enquanto a KLM levará os Boeing 787 restantes do grupo.

324 assentos com uma executiva totalmente nova

Os A350 na Air France terão 324 assentos, cuja configuração será composta por 34 assentos na classe executiva, 24 assentos Economy Premium e 266 assentos econômicos

Para sua classe executiva, a Air France selecionou um produto totalmente novo: o assento Zodiac Optima, produzido pela Safran. As cabines Premium Economy e Econômica, por sua vez, são as mesmas das outras aeronaves de longo curso da frota.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.