Air France retoma voos para o Irã e gera debate sobre lenço

air france tripulacao comissario piloto

Air France irá permitir que tripulantes femininas não trabalhem em voos regulares para o Irã se elas não quiserem usar o lenço na cabeça (hijad). A companhia francesa prepara para voltar a voar para Teerã no fim deste mês.

Tripulantes femininas tem se oposto ás instruções da companhia de usarem lenço cobrindo a cabeça durante todo o tempo que estiverem em solo iraniano e usando um uniforme da companhia, o que ameaçou interromper a volta dos serviços ao Irã, que durante 8 anos ficou sem voos da Air France.

Apesar da maioria das mulheres da tripulação que operam no Irã tradicionalmente cobrem suas cabeças com o lenço como um sinal de respeito ás leis e tradições locais, o uso do lenço islâmico tem se tornado objeto de discriminação na França nos últimos anos. Eles são banidos de escolas estaduais e escritórios do governo.

A Air France afirmou que no Irã é um requirimento legal que todas as mulheres devem usar um lenço cobrindo o seu cabelo quando estiverem em locais públicos.

Sindicatos de tripulantes pediram que as funcionárias não sejam obrigadas a trabalhar em voos para Teerã se essas se sentirem incomodadas ao usar o lenço quando estiverem uniformizadas e em solo iraniano.

Em nota, a Air France disse, que em nome de valores pessoais da tripulação feminina da companhia, uma piloto de avião ou comissária designado para um voo para Teerã pode escolher não trabalhar e será oferecido uma oportunidade de serviço em outro voo. Porém o tripulante deverá avisar previamente a companhia que se recusa a usar o lenço na cabeça.

Os voos para o Irã serão retomados no dia 25 de Abril, com callsign AF738 na ida e AF755 na volta, operados com a aeronave Airbus A340-300.

Traduzido e adaptado da ATW Online por Carlos Martins.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Veja em vídeo como foi pintado o avião da Azul que...

0
Você poderá ver em vídeo o processo de montagem e pintura do Airbus A320neo nas cores do Mickey Mouse da Disney.