Air Greenland faz voo de oito horas com um avião turboélice Dash-8

A queda vertiginosa na demanda por viagens aéreas vem obrigando as empresas aéreas de todo o mundo a usar de sua criatividade e dos “limões” que têm para fazer sua “limonada”. O mais recente grande feito foi completado por um turboélice da pequena Air Greenland, que passou a fazer uma jornada quase que diária de oito horas ligando a ilha da Groenlândia com a Dinamarca.

Um Dash-8 da Air Greenland

Assim como está acontecendo em todos os lugares do mundo, e para interromper a progressão do Coronavírus, a Air Greenland anunciou a suspensão de todas as suas operações entre 20 de março a 4 de abril. 

Melhor dizendo, quase todas as operações

Apenas continua operando um “voo essencial” quase todos os dias na rota de Nuuk, capital da Groenlândia, para Copenhague, na Dinamarca. Existem várias razões para fazer isso: os testes de Coronavírus são processados ​​em Copenhague; essa é a única ligação para correspondência e outros tipos de carga entre os dois territórios, e a única maneira de transportar viajantes essenciais, desde médicos a quem volta para casa, afinal, os laços entre os países são bastante fortes.

“Em cooperação com as autoridades e outros operadores de frete, carga e correio, continuaremos a viajar entre a Dinamarca e a Groenlândia”, escreveu a empresa no Facebook na terça-feira, 24 de Março.

De Copenhagen a Reykjavik em 4h58 – Imagem do FR24

Assim, como não há mais demanda por passageiros e sem conexões, não faz sentido a empresa voar com seu maior avião, o Airbus A330-200 na rota. Ao contrário, a empresa passou a empregar desde 22 de março seus sete Dash 8-200, um turboélice com capacidade para 39 passageiros. 

Este modelo é uma aeronave comercial de médio alcance, de hélice dupla, fabricada no Canadá desde os anos 80, longe de ser projetada para viajar os 3.500 km que separam Nuuk de Copenhague. De fato, seu alcance é um pouco mais da metade da rota.

Uma paradinha

Sendo assim, para que o voo possa acontecer, o Dash 8-200 voa de Nuuk para Copenhague via Reykjavik, na Islândia, com uma parada de reabastecimento por lá. 

De Reykjavik a Nuuk em mais 3h02 – Imagem do FR24

Segundo dados do FlightRadar24, no dia 23, a viagem da Dinamarca à Islândia durou 4 horas e 58 minutos. Após pouco mais de meia hora em terra, o voo continuou para Nuuk, onde pousou 3 horas e dois minutos depois.

No total, 8 horas e 30 minutos de jornada para o bom e velho Dash-8.

Mais voos como esses estão programados para os próximos dias. É difícil dizer até quando o Dash-8 terá que fazer essa rota ou se há passageiros para ela nesse momento caótico pelo qual o mundo passa. Mas a verdade é que deve ser épico viajar numa aeronave como essa vendo paisagens como a da Dinamarca, da Islândia ou da Groenlândia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias