Air India nega rumores e afirma manter o Boeing 747-400 em operação

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 747-400 Jumbo Air India
Imagem: Mulag / CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Após boatos de que aposentaria seus Jumbos, a companhia aérea estatal indiana Air India comunicou nesta terça-feira, 9 de março, que os Boeings 747-400 “continuarão sendo parte integrante de sua frota”.

Enquanto boa parte das empresas do mundo todo retira de operação seus icônicos aviões de quatro motores, de forma que apenas o mercado cargueiro ainda segue com número expressivo dos -400s em voo, a Air India segue sem planos de suspendê-los no transporte de passageiros.

Em uma nota em seu perfil oficial em rede social, a companhia afirma: “Foi reportado em uma seção de mídia que a Air India irá retirar seus aviões Boeing 747 de sua frota e irá operar o último voo amanhã. A notícia é falsa e o B747 continuará a ser parte integrante de nossa frota”.

A notícia a que a Air India se refere é de um dos principais portais de notícia do país, o Times of India, que reportou no dia anterior, a segunda-feira (08), que um alto funcionário do governo da Índia afirmou que está sendo planejada a eliminação dos Jumbos devido à idade avançada da frota, que tem em média 25 anos.

Além disso, um dos principais usos dos 747-400 da companhia, que era o de servir como avião de transporte VVIP de membros do governo, está sendo assumido pelos novos Boeings 777 VVIP recebidos no ano passado pelo país.

A Air India possui quatro unidades do Boeing 747-400 registrados em sua frota, mas, segundo dados da plataforma RadarBox, apenas um deles, de matrícula VT-EVA, tem voado nos últimos meses. Os demais, de matrículas VT-ESO, VT-ESP e VT-EVB, estão há meses sem decolar, o que sugere que o governo de fato deva estar pensando em aposentá-los em breve, apesar da negação pela companhia.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Começam as fases 2 e 3 das obras no Aeroporto de...

0
Com investimentos na casa dos R$ 15 milhões, a previsão para a conclusão das obras é para novembro deste ano, e o processo inclui a