Air India passa a pertencer ao Grupo Tata e deixa de ser uma empresa estatal

O grupo Tata emergiu como licitante vencedor do processo de privatização da companhia aérea nacional indiana Air India. A holding do grupo Tata, a Tata Sons, por meio de sua subsidiária Talace Pvt Ltd, apresentou uma oferta vencedora.

Como consequência da aquisição, a Tata terá 100% de participação na Air India (uma companhia aérea de serviço completo que opera nos mercados doméstico e internacional) e também 100% em sua subsidiária Air India Express (uma companhia aérea de baixo custo que se concentra em voos mais curtos, principalmente no mercado do Oriente Médio), além de 50% na joint venture Air India SATS (serviços aeroportuários em terra e manuseio de cargas). A força total de funcionários efetivos e contratuais da Air India & AIXL é de 13.500 pessoas.

Comentando sobre o negócio, N. Chandrasekaran, presidente da Tata Sons Pvt Ltd disse: “No grupo Tata, estamos muito satisfeitos por sermos declarados vencedores da licitação da Air India. Este é um momento histórico e será um raro privilégio para o nosso grupo ser proprietário e operar a companhia aérea de bandeira do país. Será nosso esforço construir uma companhia aérea de classe mundial que deixe todos os indianos orgulhosos. Nesta ocasião, gostaria de prestar homenagem a JRD Tata, pioneiro da aviação indiana, cuja memória guardamos muito”.

A Tata obterá a propriedade de marcas icônicas como Air India, Indian Airlines e Maharajah. A Air India tem uma frota de 117 aeronaves de fuselagem larga e estreita e a AIXL possui uma frota de 24 aeronaves de fuselagem estreita. Um número significativo dessas aeronaves é propriedade da Air India.

A Air India possui grande presença internacional. Mais de 2/3 das receitas consolidadas da Air India vêm do mercado internacional. É o player número um da Índia no mercado internacional, com uma forte presença em geografias como América do Norte, Europa e Oriente Médio, com slots atraentes e direitos bilaterais. 

O programa de passageiro frequente da Air India tem mais de 3 milhões de membros.

Informações da Air India

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias