Air New Zealand planeja voo direto ao Brasil com 777X ou A350

A Air New Zealand está planejando fazer uma encomenda com a Airbus ou com a Boeing para aeronaves de longo curso que permitam à companhia voar diretamente do seu hub em Auckland para a costa leste dos EUA e a América do Sul. Os planos anunciados pelo CEO Christopher Luxon é mais um passo da companhia rumo ao Brasil, sendo que o primeiro passo foi anunciado em março e publicado aqui com exclusividade.




O plano vem na hora em que a companhia neo-zelandesa anunciou com cautela o aumento nos ganhos, mas vem observando que a competição acirrada começou a diminuir à medida que seus rivais reduzem a capacidade de assentos na Nova Zelândia.

Os novos Airbus A350 ou Boeing 777X irão substituir no mínimo oito de seus atuais 777-200, porém pode ser incluídos aviões adicionais para permitir à Air New Zealand iniciar voos diretos para Nova Iorque e Brasil, oferecendo rotas que a sua rival Qantas não serve atualmente.

Quando a notícia veio à tona em março, falava-se de estender para São Paulo a rota atual entre Auckland e Buenos Aires. Atualmente, 40% dos passageiros desta rota são australianos. A recente entrada da Avianca Brasil na Star Alliance irá beneficiar a Air New Zealand, que poderá oferecer conexões diretas para diversos destinos da Avianca no Brasil a partir do seu hub em Guarulhos.

“Existem diversas opções tanto da Airbus quanto da Boeing que nos interessam”, disse Christopher em referência ao Airbus A350-900/1000 e ao Boeing 777-8/9. A aérea espera que ambas as fabricantes respondam a sua requisição de informação até o final deste ano “antes que a empresa faça um requerimento formal para uma proposta no próximo ano”, completou Luxon.

As aeronaves deverão ser encomendadas no próximo ano e com entregas para a Air New Zealand em 2021. Atualmente as opções da companhia para a possível rota Auckland – São Paulo são os Boeing 777-200ER, 777-300ER e o 787-9 Dreamliner.

Informações por Jamie Freed, da Reuters.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos