Air Rarotonga diz que está pronta para fazer voos internacionais

A Air Rarotonga, das Ilhas Cook, está considerando o lançamento de seus primeiros serviços charter internacionais, para Papeete (Tahiti) e Niue, assim que receber seu segundo Saab 340 em outubro. A empresa opera atualmente dois Embraer E110 e um Saab 340B.

Mapa de rotas compacto

De acordo com o mapa de rotas da empresa, são 33x por semana na ligação doméstica entre Rarotonga e Aitutaki usando seu Saab 340B e outros destinos nas ilhas usando os E110.

Ao todo são 15 ilhas vulcânicas e atóis espalhadas por mais de 2 milhões de quilômetros quadrados do grande Oceano Pacífico, uma área do tamanho da Europa.

Mapa de rotas da empresa. Em rosa a ligação da Air Tahiti

De acordo com um relatório do Cook Islands News, a transportadora está em discussões com o governo sobre upgrades de pista nas ilhas Manihiki, Penrhyn e em Pukapuka que permitiria ao Saab 340 operar por lá. Por outro lado, o aeroporto Internacional de Rarotonga já opera atualmente conexões regulares com a Nova Zelândia, Austrália, EUA e Taiti. 

Para quem viaja para a Austrália e Nova Zelândia, as Ilhas Cook são uma conexão fácil, com apenas três a quatro horas de voo até Rarotonga. Voam para a ilha a Air New Zealand, Jetstar Airways, Virgin Australia e Air Tahiti.

Rarotonga Airport, Cook Islands

Onde raios fica Rarotonga

As Ilhas Cook ficam no centro do triângulo polinésio e Rarotonga é a sua capital. A oeste estão Tonga e Samoa. Ao leste, as ilhas da Polinésia Francesa e ao norte, os atóis distantes de Kiribati. Localizado ao sul do Havaí e a uma distância igual do equador, tem o mesmo clima temperado e fuso horário que o arquipélago dos EUA. A temperatura média é de 27 a 30 graus Celsius.

Rarotonga é o centro da pequena nação insular e a maior das quinze ilhas. É uma ilha circular, com um perímetro costeiro plano e um interior montanhoso alto envolto em uma exuberante floresta tropical. O recife protetor circundante abriga uma lagoa de águas azul-turquesa, com quilômetros de praias de areia branca e coqueiros balançando na brisa agradável.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.