AirAsia volta aos céus com assentos alternados, máscaras e sem serviço de bordo

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

A AirAsia anunciou um protocolo de segurança do “novo normal” a ser imposto assim que os voos forem retomados. O grupo é grande e representativo na região da Ásia-Pacífico, com subsidiárias na Tailândia, Indonésia, Malásia e Filipinas, Índia, entre outras. São 255 aeronaves operando sob suas cores e, portanto, ela é uma “formadora de opinião” para o setor.

AirAsia X Thailand First A330neo

Por meio de um comunicado de imprensa, a AirAsia informou que retomará suas operações domésticas a partir de 1 de maio de 2020, especificamente na Tailândia, mediante a implementação de rigorosos controles de saúde e protocolo de distanciamento social em vigor, em conformidade com os regulamentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde Pública e Autoridade de Aviação Civil da Tailândia.

As medidas incluem distanciamento de assento a bordo, uso de máscaras durante os voos e suspensão do serviço de alimentos e bebidas. Além dessas, a empresa reforça que vai desinfeta todos os seus aviões e ônibus diariamente.

A decisão foi tomada após consulta à Autoridade de Aviação Civil da Tailândia, além de outras companhias aéreas, onde a maior prioridade ao retornar ao serviço é a saúde dos passageiros e tripulantes. As medidas que estarão valendo a partir de sexta-feira são:

1. Os passageiros serão distanciados com assentos alternados e controles adequados desde a reserva. A companhia aérea venderá um número limitado de assentos em todos os voos, de acordo com as medidas de distanciamento social. O distanciamento social também será imposto no ônibus para o aeroporto, bem como nos balcões de atendimento.

2. Os passageiros deverão usar suas próprias máscaras durante toda a viagem, inclusive durante o check-in e a retirada de bagagem.

3. Estritamente sem consumo de alimentos e bebidas a bordo. O serviço de refeições da AirAsia será temporariamente descontinuado.

4. Os passageiros devem ser rastreados de acordo com os regulamentos do aeroporto, incluindo a verificação da temperatura corporal durante o embarque. Aos passageiros com temperatura corporal acima de 37,3 graus Celsius ou com sintomas como espirros ou tosse, será negada a viagem.

5. Somente uma peça de bagagem pessoal, como uma bolsa para laptop ou uma bolsa com peso não superior a 5 kg, será permitida como bagagem de mão. O tamanho não deve exceder a dimensão de 40cm (A) x 30cm (L) x 10cm (D) e caber sob o assento na frente do passageiro. Para outras bagagens adicionais dentro dos limites permitidos e de até 7 kg serão despachados sem custo adicional. Isso é para facilitar o distanciamento social, especialmente durante o embarque e desembarque.

6. Recomenda-se aos pax que realizem o auto-check-in através do aplicativo móvel ou quiosques da AirAsia para reduzir o contato pessoal.

Além disso, a tripulação de cabine e outras equipes operacionais envolvidas que executam tarefas no voo serão verificadas quanto à temperatura corporal todas as vezes antes e depois do voo. Tripulantes devem usar equipamentos de proteção, como máscaras, óculos e luvas durante todo o serviço.

Em breve, outras operações da AirAsia na região devem retornar, na medida que as restrições de viagem forem sendo flexibilizadas pelos governos, mas as medidas sanitárias devem ser semelhantes.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.

Comentários estão fechados.