Airbus A319 pousa em emergência, dois pneus estouram e pista fecha em Newark

Um avião da United Airlines sofreu estouro de dois pneus na manhã de ontem (29/06), enquanto realizava um pouso de emergência no aeroporto de Newark, próximo a Nova York. Há duas semanas, outro incidente com um 757 da United também ocorreu em Newark.

Airbus A319 United Emergência Pneus
A319 de United na pista após o incidente

O aeroporto, um importante centro de viagens transatlânticas, twittou uma advertência sobre uma “emergência no aeroporto”, sem maiores detalhes. Mas a questão rapidamente se tornou aparente quando passageiros descreveram um voo que deixava o aeroporto LaGuardia, em Nova York, sem ganhar altitude.

Algum tempo depois as informações ficaram mais claras quando a FAA – Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos – divulgou detalhes envolvendo freios defeituosos em um avião, que pousou sem causar ferimentos graves, apesar dos danos no trem de pouso.

Em um comunicado, a FAA disse: “O voo United 2098, um Airbus A319, pousou na pista 22L no aeroporto internacional de Newark Liberty hoje às 8h46. A tripulação relatou um problema no freio. Os dois pneus principais estouraram quando pousaram. A pista 22L permanece fechada neste momento”.

A agência continuou: “Passageiros foram desembarcados através das escorregadeiras de emergência. O voo partiu do Aeroporto LaGuardia em direção a Houston. A FAA investigará.”

Airbus A319 United Emergência Pneus
Trem de Pouso do A319 após o incidente

Scott Ladd, um porta-voz da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, também forneceu informações em um e-mail para o Washington Examiner.

“Estamos esperando uma plataforma para rebocar o avião danificado da pista. Temos relatos de alguns ferimentos leves, mas não há mais informações sobre isso ainda. O voo da United que partiu de LaGuardia para Houston por volta das 8:30 da manhã sofreu problemas hidráulicos e teve que fazer um pouso de emergência em Newark Liberty. O avião sofreu explosão de pneus ao pousar e houve outros danos estruturais que forçaram o fechamento da pista”, disse ele.

Segundo informações do The Aviation Herald, a aeronave é o A319-100 de matrícula N837UA.

Informações pelo Washington Examiner.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.