Airbus A319 sofre sérios danos ao cair do macaco durante manutenção, veja imagens

Um Airbus A319 foi seriamente danificado durante um acidente de manutenção, provavelmente em uma queda da aeronave de um dos macacos hidráulicos que a sustentavam fora do chão.

Segundo informações de Sam Chui, a aeronave pertencente à Spirit Airlines, registrada sob a matrícula N533NK e de número de série 3393, encontra-se no que parece ser uma instalação da Lufthansa Technik em Aguadilla, Porto Rico, uma vez que a companhia aérea transportou a aeronave para a localidade no dia 27 de novembro para manutenção.

Flight Aware Voo A319 Spirit Manutenção Aguadilla 191127
O voo do A319 até Aguadilla no dia 27/11 – Imagem: FlightAware

Enquanto estava sendo sustentada sobre os macacos, parece que a aeronave escorregou ou um macaco se moveu de sua posição, resultando em sérios danos à estrutura da asa. Imagens do acidente mostram o macaco penetrando estruturas.

Poucas informações sobre o acidente estão disponíveis no momento, no entanto, as impressões iniciais das fotos mostram que uma quantidade significativa de trabalhos de reparo será necessária para que a aeronave fique em condições de voar novamente, a menos que os danos condenem a estrutura.

A319 Spirit Danificado Acidente Manutenção Penetração Macaco
Rosca do macaco atravessando de fora a fora a asa

A319 Spirit Danificado Acidente Manutenção Penetração Macaco
Imagem interna do local afetado

Além dos danos pela penetração do macaco hidráulico, nas duas imagens a seguir é possível notar também que o sharklet da asa esquerda atingiu a plataforma de trabalho, quebrando o piso, e que o conjunto desmontado do trem de pouso esquerdo atingiu o chão.

A319 Spirit Danificado Acidente Manutenção Shrklet Plataforma
Sharklet encostado na plataforma

A319 Spirit Danificado Acidente Manutenção Roda Chão
O trem de pouso sem uma das rodas, encostado no chão

Um acidente semelhante ocorreu recentemente quando um Airbus A380 da Emirates passava por uma verificação de manutenção. A Emirates ficou quieta sobre o incidente, no entanto, uma foto vazada mostrou alguns danos desagradáveis. Veja na matéria a seguir:

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.