Airbus A320 acaba com caça e caçador em bird strike na decolagem

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A320 Tunisair bird strike caça caçador
Airbus A320 da Tunisair, semelhante ao do incidente – Imagem: Anna Zvereva [CC]

Um inusitado fato ocorreu na Tunísia na última sexta-feira, 3 de julho, quando um jato comercial enfrentou um bird strike (choque com pássaro) curioso ao decolar para seu voo.

Segundo informações do The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Airbus A320 registrado sob a matrícula TS-IMV, da companhia aérea Tunisair, quando estava realizando o voo de número TU-542, partindo de Tunis (Tunísia) para Munique (Alemanha) com 145 pessoas a bordo.

O avião decolou da pista 01 de Tunis quando então ocorreu o bird strike, porém, na ausência de qualquer indicação anormal dos sistemas do A320, a tripulação continuou o voo e pousou a aeronave com segurança em Munique cerca de 1 hora e 40 minutos após a decolagem.

Uma inspeção pós-voo, no entanto, revelou que um pombo morto estava preso no trem de pouso do nariz, e o mais curioso é que provavelmente ele estava tentando escapar de uma ave de rapina, já que também foi descoberto que esta foi ingerida pelo motor direito, causando alguns danos nas pás do fan, o grande rotor de entrada do propulsor.

Outro Airbus A320, de matrícula TS-IMU, foi posicionado em Munique e realizou o voo de retorno TU-543 na manhã do dia seguinte, com um atraso de 12 horas e 15 minutos. Segundo dados do FlightRadar24, a aeronave da ocorrência continua em Munique até o momento da publicação desta matéria.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias