Airbus A320 cai sobre casas no Paquistão com mais de 100 pessoas a bordo

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um voo da Pakistan International Airlines (PIA) de Lahore para Karachi caiu hoje, 22 de maio, perto do Aeroporto Internacional Jinnah de Karachi, informa a mídia do Paquistão nassa sexta-feira.

Acidente queda A320 Pakistan Airlines Karachi

Atualização: Ouça o que disse o piloto do Airbus A320 antes do acidente e veja o vídeo da aeronave perdendo altura até a explosão.

Confirmando o acidente, a autoridade de Aviação Civil do Paquistão disse que o voo de número PK-8303 levava 99 passageiros e oito tripulantes, segundo informa a Bloomberg. (Atualização: a companhia aérea informa em seu site que havia 91 passageiros e 8 tripulantes).

O voo colidiu com uma área residencial chamada Model Colony, segundo várias agências de notícias. Imagens mostraram fumaça e destruição no local do acidente.

“Dizer qualquer coisa no momento seria prematuro. Nossa equipe é treinada para lidar com situações de emergência. Todas as minhas orações estão com as famílias. Continuaremos a fornecer informações de maneira transparente”, disse o porta-voz da companhia aérea, Abdul Sattar, segundo o Dawn.

Dados do FlightRadar24 mostram que o voo era cumprido pela aeronave Airbus A320 registrada sob a matrícula AP-BLD, porém não há dados do trajeto da aeronave, provavelmente por não haver boa cobertura de dados de radar do FR24 na região.

Segundo a mídia paquistanesa, o bairro no qual o A320 caiu fica logo ao lado da cabeceira da pista, e o acidente teria ocorrido na segunda tentativa de pouso após uma arremetida na primeira aproximação.

Local da queda (crash site) ao lado da pista (runway) – Imagem: WPCION

Pouco antes da queda, um áudio da comunicação aérea revela que o piloto declarou ao controlador de voo que havia perdido a potência dos dois motores. Ele já havia sido autorizado a fazer uma curva à esquerda para seguir em direção à pista, e recebido autorização para o pouso, porém, não houve velocidade suficiente para manter o voo até a cabeceira.

Um vídeo gravado à distância mostra o A320 perdendo altura rapidamente sobre a cidade, até desaparecer e, logo depois, é vista uma nuvem de fumaça preta subindo ao céu.

As informações ainda são escassas sobre a existência de sobreviventes. Algumas mídias reportam que duas pessoas teriam sobrevivido, porém, sem especificar sobre se tratarem de passageiros ou moradores.

Atualizaremos esta matéria à medida que novos detalhes forem surgindo.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.

Comentários estão fechados.