Airbus A320 italiano é interceptado por caças MiG-29 eslovacos

Ernest A320
Anna Zvereva from Tallinn, Estonia – Licença CC

Na última segunda-feira (24), outro evento envolvendo caças e aviões de passageiros foi registrado, dessa vez, um Airbus A320 da italiana Ernest teve de ser interceptado por dois MiG-29 da Força Aérea Eslovaca, pela prerrogativa de não haverem respondido aos chamados do controle de tráfego aéreo.

Durante um voo entre Milão e Kharkov, na Ucrânia, o Airbus A320 matriculado EI-LIX, perdeu contato de rádio com o controle enquanto sobrevoava o território da Eslováquia. Isso fez com que os controladores acionassem os procedimentos de segurança e então dois caças do modelo MiG-29 decolaram rumo à interceptação.

A aeronave foi interceptada por vários minutos, até que retomou contato via rádio e os caças puderam retornar à sua base, sem maiores incidentes.

Tela do RadarBox mostra o curso do jato – imagem: Airlive

Cabe salientar que, sempre que uma aeronave perde contato via rádio com o controle, ela deve informar através de um código especial no transponder (7600), a fim de que todos estejam cientes do problema. No entanto, os comandantes do voo da Ernest não seguiram esse protocolo.

As causas serão investigadas junto aos pilotos e à empresa aérea.

Com informações do Airlive e do britânico The Mirror

Caça MiG-29 da Eslováquia – Foto de Rob Schleiffert (Licença CC)

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.