Airbus A320 italiano é interceptado por caças MiG-29 eslovacos

Ernest A320
Anna Zvereva from Tallinn, Estonia – Licença CC

Na última segunda-feira (24), outro evento envolvendo caças e aviões de passageiros foi registrado, dessa vez, um Airbus A320 da italiana Ernest teve de ser interceptado por dois MiG-29 da Força Aérea Eslovaca, pela prerrogativa de não haverem respondido aos chamados do controle de tráfego aéreo.

Durante um voo entre Milão e Kharkov, na Ucrânia, o Airbus A320 matriculado EI-LIX, perdeu contato de rádio com o controle enquanto sobrevoava o território da Eslováquia. Isso fez com que os controladores acionassem os procedimentos de segurança e então dois caças do modelo MiG-29 decolaram rumo à interceptação.

A aeronave foi interceptada por vários minutos, até que retomou contato via rádio e os caças puderam retornar à sua base, sem maiores incidentes.

Tela do RadarBox mostra o curso do jato – imagem: Airlive

Cabe salientar que, sempre que uma aeronave perde contato via rádio com o controle, ela deve informar através de um código especial no transponder (7600), a fim de que todos estejam cientes do problema. No entanto, os comandantes do voo da Ernest não seguiram esse protocolo.

As causas serão investigadas junto aos pilotos e à empresa aérea.

Com informações do Airlive e do britânico The Mirror

Caça MiG-29 da Eslováquia – Foto de Rob Schleiffert (Licença CC)
Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aviões perdem pedaço da ponta da asa em colisão no solo...

0
No dia 27 de março, um Airbus A320neo da IndiGo colidiu com um Boeing 737 da Air India Express no Aeroporto Internacional Netaji Subhas