Airbus A320 da LATAM volta à origem após falha hidráulica no sistema amarelo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A320 LATAM Brasil
Airbus A320 da LATAM Brasil

Um voo da LATAM precisou voltar à origem no último sábado, 12 de setembro, em função de uma pane que se apresentou em um de seus sistemas, minutos após ter decolado.

Segundo informações obtidas pelo The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Airbus A320 registrado sob a matrícula PR-MBF, operado pela LATAM Brasil, quando estava realizando o voo de número LA-3087 de Brasília a Porto Alegre.

A aeronave, com 168 pessoas a bordo, estava subindo após partir da pista 11L de Brasília quando a tripulação relatou uma falha hidráulica e solicitou parar a subida na altitude de 9000 pés.

O Airbus A320 entrou em espera enquanto a tripulação trabalhava nas listas de verificação associadas à pane, até analisar a situação e, por fim, tomar a decisão de não continuar o voo em prol da segurança. Foram cerca de 30 minutos mantendo o padrão de órbitas até iniciar o retorno ao aeroporto de origem.

FlightRadar24 Voo A320 LATAM Pane Hidráulico Amarelo
O voo em que ocorreu a pena no A320 – Imagem: FlightRadar24

A aeronave pousou com segurança na mesma pista 11L cerca de 45 minutos após a partida, e o A320 de matrícula PR-MYA assumiu a rota como substituto, chegando a Porto Alegre com atraso de 2h15 em relação ao horário original do voo.

A aeronave de ocorrência permaneceu em solo em Brasília por cerca de 13 horas, quando então voltou ao serviço na manhã do domingo, sem novas intercorrências conhecidas. Segundo o The Aviation Herald, foi relatado que o sistema hidráulico amarelo ou a bomba hidráulica amarela indicavam sobretemperatura.

Recentemente, um Airbus A320neo da Azul também teve uma pane com o sistema hidráulico amarelo, e na ocasião nós apresentamos uma explicação resumida sobre a segurança da redundância do projeto. Você pode acessar clicando neste link para rever os detalhes sobre este sistema.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião Airbus A321neo Vietnam Airlines

Piloto aumenta flaps ao invés de recolher trem de pouso e...

0
A confusão do piloto ao selecionar os flaps ao invés do trem de pouso levou a uma sequência de graves situações críticas em voo.