Início Acidentes e Incidentes Airbus A320 quase acidenta-se na lateral da pista em pouso com vento,...

Airbus A320 quase acidenta-se na lateral da pista em pouso com vento, veja o vídeo

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Um vídeo tem chamado bastante atenção nas redes sociais nesse final da semana ao mostrar um Airbus A320 que quase acidentou-se na lateral da pista durante uma tentativa de pouso em meio a fortes ventos e chuva.

Na filmagem, em que ainda não se tem informações confirmadas sobre qual é o aeroporto da ocorrência ou qual a matrícula da aeronave envolvida, é possível ver a aproximação final do A320 em condições adversas de tempo, com certa limitação de visibilidade pela chuva. Comentários nas redes sociais sugerem que seria um jato da Iberia pousando em Santiago de Compostela, na Espanha.

Durante a descida, já se nota a atitude da aeronave guinada para a direita, indicando a incidência de vento lateral considerável. Porém, é no momento final do arredondamento para pouso, com o jato próximo à pista, que as coisas ficam críticas.

O A320 sofre uma força lateral ainda maior, provavelmente devido a uma rajada mais intensa de vento, que o tira completamente da estabilidade e do alinhamento central da pista.

Diante da fuga da aeronave da linha de centro, o piloto aplica potência para abortar o pouso e prosseguir com a arremetida, como se pode notar pela água levantada da pista devido ao jato de ar dos motores.

O avião é empurrado até a lateral esquerda da pista, passando ainda próximo ao solo ao final do asfalto durante sua arremetida em curso. Pelas imagens, aparentemente ele já possuía altura suficiente para não atingir as luzes de balizamento, mas ainda não há maiores detalhes a respeito.

Confira a seguir o vídeo que mostra os detalhes descritos acima. Depois, mais abaixo, veja outros casos de pousos em que as aeronaves tiveram problemas em situações semelhantes.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Sair da versão mobile