Início Acidentes e Incidentes Airbus A320neo é desviado no Rio de Janeiro após granizo amassar nariz...

Airbus A320neo é desviado no Rio de Janeiro após granizo amassar nariz do avião

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma ocorrência de impacto com granizo terminou com um Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas sendo desviado de seu aeroporto de destino na noite do último domingo, 15 de novembro.

Azul A320neo Radome Amassado Granizo

Segundo imagens enviadas por leitores ao AEROIN, a aeronave envolvida foi o Airbus de matrícula PR-YRQ, que teve seu radome (“nariz” do jato, que protege o radar) bastante amassado por conta do gelo que o atingiu. A tripulação optou por pousar no Aeroporto Internacional do Galeão ao invés do plano original de chegada no Aeroporto Santos Dumont.

Segundo pessoas consultadas pelo AEROIN, que trabalham no Galeão, equipes de resposta de emergência do Serviço Médico e dos Bombeiros do aeródromo colocaram-se de prontidão para a chegada da aeronave, mas tudo correu bem com o pouso, efetuado às 23h18 da sexta-feira.

Dados do site de rastreamento de voos FlightRadar24 mostram que o PR-YRQ chegou a fazer três órbitas nas proximidades do Rio de Janeiro no voo AD-4194, procedente de Curitiba (PR) para o Santos Dumont, antes de prosseguir para o pouso alternado no Galeão às 19h49.

FlightRadar24 Voo A320neo Azul incidente granizo Galeão
O A320neo seguindo para o Galeão – Imagem: FlightRadar24

Até a publicação desta matéria, não há confirmação sobre em qual momento acorreu o incidente com granizo, se durante a rota ou, o mais provável, já na descida quando se aproximava do Rio de Janeiro.

O PR-YRQ permanece em solo no Galeão até a manhã desta segunda-feira, possivelmente aguardando a substituição do radome danificado (a peça é facilmente trocada), bem como a avaliação de existência ou não de danos adicionais a outras partes da aeronave ou ao radar logo atrás do radome.

Entramos em contato com a Azul Linhas Aéreas sobre o incidente, e a companhia aérea forneceu o seguinte posicionamento: “Por motivos técnicos, a aeronave que realizava o voo AD4194 (Curitiba-Santos Dumont) alternou para o aeroporto do Galeão na noite de ontem (15). A companhia lamenta eventuais transtornos ocorridos a seus Clientes e ressalta que ações como essa são necessárias para conferir a segurança de suas operações.”

Coincidentemente, o mesmo A320neo desviou do Santos Dumont para o Galeão na noite de sexta-feira, 13 de novembro, quando chegava de Campinas (SP) no voo AD-4356. Após duas tentativas de aproximação, na segunda arremetida o jato prosseguiu para o destino alternado, onde pousou às 23h18, tendo decolado já no início da manhã seguinte.

O voo do A320neo na sexta-feira – Imagem: FlightRadar24

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.