Airbus A320neo da Azul teve dispositivo de evacuação acionado por engano hoje

Um Airbus A320neo da Azul enfrentou problemas nessa sexta-feira (06) em sua passagem pelo estado do Pará, após um acionamento indevido do dispositivo de evacuação de emergência da aeronave.

Escorregadeira Emergência acionada A320neo Azul Pará
Escorregadeira de emergência inflada no A320neo da Azul

A aeronave envolvida foi o A320neo registrado sob a matrícula PR-YRN, que operou ao longo dessa tarde de Belém a Santarém, ambas no Pará, no voo de número AD4851, prosseguindo de volta de Santarém para a capital do estado no voo AD4852.

Segundo informações preliminares, durante sua curta passagem que duraria cerca de 45 minutos em Santarém, ocorreu o acionamento por engano da escorregadeira de emergência da porta dianteira, conforme você pôde ver na imagem acima que nos foi enviada por leitores, e a aeronave decolou com mais de uma hora de atraso.

FlightRadar24 Programação PR-YNF
Programação do PR-YNF, segundo o FlightRadar24

O acionamento da escorregadeira

Em circunstâncias normais, ou seja, se não ocorrer algum problema técnico que acione o dispositivo, a escorregadeira só é liberada e inflada se alguém abrir a porta da aeronave enquanto ela estiver no modo automático.

O modo automático é acionado pelos comissários da aeronave após o fechamento das portas para o voo, de forma que em qualquer situação de emergência a escorregadeira seja inflada rapidamente após a abertura da porta, para a evacuação dos passageiros. Assim, a porta só deve ser aberta após a desativação do modo automático na chegada ao terminal de desembarque.

A maior parte dos casos de acionamento indevido do dispositivo de evacuação acontece justamente nessa fase, em que a aeronave está prestes a encerrar seu voo e alguém acaba por abrir a porta antes da desativação do sistema.

Voo de translado

O Airbus A320neo PR-YNF está efetuando um voo de translado de Belém para a base da Azul em Viracopos no momento da publicação desta matéria, onde deve ser efetuada a reinstalação da escorregadeira.

O voo anterior de Santarém a Belém foi efetuado normalmente, exceto pelo fato de que passa a haver uma limitação no número de passageiros a bordo em função de uma saída de emergência ficar inoperante pela ausência da escorregadeira.

O voo de número AD9801 pode ser acompanhado em tempo real no FlightRadar24 através deste link, ou clicando sobre a imagem a seguir.

FlightRadar24 Voo AD9801 Translado A320neo
Voo do PR-YNF para Viracopos neste momento – Imagem: FlightRadar24

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Motor PW P&W GTF PW1100G

Nova ferramenta identifica fenômeno antes que ele destrua o motor do...

0
Motores de combustão, como os de aeronaves, permanecem sob risco de danos catastróficos por um fenômeno chamado "oscilações de combustão".