Airbus A320neo pousa com rodas viradas a 90º após pane no trem dianteiro

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Airbus A320neo apresentou uma falha de funcionamento de seu trem de pouso dianteiro nessa última terça-feira, 26 de janeiro, que levou a tripulação a tocar o solo com as rodas viradas a 90º da posição correta.

Segundo reporta o The Aviation Herald, o jato envolvido foi o Airbus A320-200N (A320neo) registrado sob a matrícula TC-NBH, operado pela empresa turca Pegasus Airlines, quando cumpria o voo de número PC-939.

Ele havia partido do aeroporto Sabiha Gokcen, em Istambul, Turquia, e a pane aconteceu ao chegar a seu destino, o aeroporto Mulhouse Freiburg, em Basel (Basileia), um distrito localizado na divisa entre França, Alemanha e Suíça.

Dados do FlightRadar24 mostram que os pilotos realizaram uma descida e aproximação normais à pista 15 de Basel, sem efetuar órbitas ou desvios para atrasar a chegada, pousando às 12h05 locais (08h05 de Brasília).

A trajetória do A320neo até o pouso – Imagem: FlightRadar24

No entanto, como as rodas do trem de pouso do nariz estavam viradas em 90º, ambos os pneus estouraram e uma das rodas, que teve o maior contato com o solo em função do ângulo que o conjunto forma com o solo ao estar de lado, foi bastante destruída pelo atrito até que a aeronave parasse, felizmente mantendo a linha central da pista.

Até o momento, não há informações que indiquem se os pilotos sabiam da falha e executaram os procedimentos da ‘checklist’ relacionada durante a aproximação, ou se eles não tomaram conhecimento do problema até o pouso.

Essa pane de rodas do trem de pouso dianteiro travadas a 90º acontece porque muitos dos aviões são projetados com um sistema que as direciona para a posição centralizada quando o trem é baixado, garantindo que estejam alinhadas para o pouso.

No entanto, uma pane ou uma falha de montagem desse sistema que promove o alinhamento pode fazer com que as rodas permaneçam “de lado”, causando um incidente como este do A320neo da Pegasus.

Um caso semelhante ocorrido no ano de 2012 com um A320 da jetBlue ganhou bastante notoriedade ao ser transmitido ao vivo na televisão. Relembre no vídeo a seguir.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Passageiro é preso ao chegar ao Aeroporto de Viracopos após voar...

0
A Polícia Federal informou que prendeu um passageiro no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), após seu desembarque.